Biblioteca Escolar no contexto do Projeto Palavras Andantes: a importância da coletividade e de políticas públicas para a consolidação do leitor – um estudo em bibliotecas do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.203812

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Leitura, Políticas públicas

Resumo

O presente artigo aborda as políticas públicas e as práticas de leitura nas bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Londrina-PR, que foi resultado de uma experiência premiada pelo programa Viva Leitura no início dos anos 2000. Assim, este estudo aborda investimentos em leitura e práticas de promoção e mediação. Este artigo é de caráter qualitativo, resultado de estágio pós-doutoral e foi elaborado por meio de estudos bibliográficos, tendo como embasamento teórico, autores como: Bakhtin, Freire, Kuhlthau, Chartier, Girotto e Souza, Silva, dentre outros. Ademais, foram feitas análise documentais, entrevistas com professores que atuam nas escolas pesquisadas e diretores escolares. Os resultados obtidos apontam que as bibliotecas escolares de Londrina apesar de ter configurado por muitos anos como espaço de formação de leitores, proporcionando o acesso à leitura para os alunos das escolas municipais; atualmente necessita de políticas públicas mais efetivas no sentido promover o espaço das bibliotecas escolares, o que faz a diferença na vida de estudantes que encontram nesses ambientes um caminho para informação, cultura e prazer. O artigo também aponta para as oscilações dos programas de biblioteca escolar, que por conta das alternâncias de gestões municipais, sofreu mudanças impactantes, que resultou na instabilidade das práticas de leitura e mediação desenvolvidas nesses espaços, necessitando assim, de um olhar mais atento com vistas ao fortalecimento e consolidação das bibliotecas escolares de Londrina-PR.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Montes Lopes, Universidade de Rio Verde

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Brasil.

    Professor da Universidade de Rio Verde, Goiás, Brasil.

  • Renata Junqueira de Souza, Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP Presidente Prudente

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

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Publicado

2023-05-10

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Artigos

Como Citar

Biblioteca Escolar no contexto do Projeto Palavras Andantes: a importância da coletividade e de políticas públicas para a consolidação do leitor – um estudo em bibliotecas do sul do Brasil. (2023). Biblioteca Escolar Em Revista, 9(1), e-203812. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.203812