Origem e trajetória do Plano Nacional do Livro e do Material Didático e a relação com o desenvolvimento de formação de leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.208554

Palavras-chave:

políticas públicas de incentivo à leitura, formação de leitores, PNLD

Resumo

O presente texto tem por objetivo mostrar a trajetória do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), desde sua origem ao atual formato, ressaltando a sua importância para o trabalho de incentivo à leitura e formação de leitores desenvolvido nas escolas de todo o Brasil. A fim de contextualizar o surgimento dos programas voltados para a leitura, buscou-se descrever as principais políticas relacionadas ao tema que permearam o cenário educacional brasileiro desde a Proclamação da República, em 1889, até a consolidação do PNLD. Assim, recorreu-se à diversas fontes de dados como textos e pesquisas e os sites oficiais do governo federal para que se pudesse desenhar os contornos dessas políticas, buscando mostrar a importância dessas para a constituição do sistema atual de educação. Ao final, concluiu-se que, cabe ao poder público, dar continuidade ao programa de seleção e distribuição de livros didáticos e literários; à escola, o desenvolvimento de um trabalho voltado para a interação com as obras; e à sociedade, a valorização da cultura escrita, que se dará a partir das ações citadas anteriormente.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Gonçalves Doro, Universidade Católica de Petrópolis

    Doutoranda em educação no programa de pós-graduação em educação da Universidade Católica de Petrópolis (RJ); mestre em educação pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ); especialista em psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Estácio de Sá; especialista em educação infantil pela Universidade Federal de Juiz de Fora; graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em letras- língua portuguesa pela Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

2023-07-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Origem e trajetória do Plano Nacional do Livro e do Material Didático e a relação com o desenvolvimento de formação de leitores. (2023). Biblioteca Escolar Em Revista, 9(1), e-208554. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.208554