Uma aproximação etnográfica ao habitat e habitus autorrepresentados nas realizações audiovisuais de produtores informais em Santo Domingo de los Colorados (Equador)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v27i1p171-199Palavras-chave:
realizadores informais, cultural material, narrativa audiovisual, autorrepresentação, ficçãoResumo
O presente artigo é uma abordagem etnográfica que utiliza as ferramentas da antropologia audiovisual para compreender as percepções do habitat e habitus auto-representados nas obras audiovisuais dos produtores informais. Estes produtores têm materializado suas obras em filmes de distribuição local na cidade de Santo Domingo de los Colorados no Equador. Ademais, as ferramentas da etnografia audiovisual descrevem como a cultura, status económico e as trajectórias pessoais e profissionais estão relacionadas com a produção audiovisual. Esta aproximação etnográfica ajuda na descoberta de como as percepções da realidade dos produtores influenciam directamente a pré-produção, produção e pós-produção de seu trabalho. Alem disso, estas questões influem nos processos de realização dos temas, estilos, cenários e distribuição comercial. Também, tendo em conta as experiências “bricoleur” dos produtores em actuação espontânea (atores e atrizes amadores), cenas improvisadas, e o uso do espaço e desempenho do tempo, entre outros factores que dão vida ao drama narrativa como os contextos onde os filmes são filmados estão contribuindo para a originalidade da história, força e valor intrínseco.
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Atesto o ineditismo do trabalho enviado.