The Incomplete Domestication of Wauja Women

Autores

  • Emilienne M. Ireland Smithsonian Institution, National Museum of Natural History

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v30i2pe193357

Palavras-chave:

Xingu, Arawak, Gênero, Sexualidade, Patriarcado, Escolarização, Posição social

Resumo

Em 1981,  apesar dos fardos que suportaram devido ao seu gênero, as mulheres Wauja do Brasil Central  gozavam de certas liberdades que os homens não gozavam. Entre eles havia maior liberdade de movimento pela aldeia e liberdade para falar em particular com mulheres de qualquer casa. Essas liberdades não eram triviais e davam às mulheres acesso privilegiado a todos os tipos de informações (“fofoca”). Dessa forma, as mulheres foram capazes de moldar a percepção da comunidade sobre os eventos de uma forma que os homens não conseguiam. O trabalho e a contribuição econômica das mulheres, naquela época, eram considerados tão essenciais quanto os dos homens. Quatro décadas depois, as mulheres Wauja não trocam mais notícias com outras mulheres enquanto caminham juntas até o rio para buscar água. Em vez disso, o acesso à informação é cada vez mais moldado por dispositivos digitais, que muitas mulheres jovens casadas não possuem. Essas mulheres muitas vezes vivem como dependentes econômicas de seus maridos, porque os homens ganham salários e controlam as contas bancárias. Como a vida das mulheres mudou tanto em uma única geração e como as mulheres Wauja estão respondendo?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BASSO, Ellen B. 1985. A Musical View of the Universe: Kalapalo Myth and Ritual Performances. University of Pennsylvania Press.

CROCKER, William H.; CROCKER, Jean. 2004. The Canela: Kinship, Ritual, and Sex in an Amazonian tribe (2nd ed.). Califnornia: Wadsworth Publishing Company.

FRANCHETTO, Bruna. 1996. “Women among the Kuikuro.” Translated by Christopher Peterson. Estudos Feministas, vol. 4, no. 1: 225–39.

FAUSTO, Carlos. 2016. "How Much for a Song? The Culture of Calculation and the Calculation of Culture." BRIGHTMAN, Marc; FAUSTO, Carlos; GROTTI, Vanessa. (Eds.). Ownership and Nurture: Studies in Native Amazonian Property Relations. New York: Berghahn Books, 133-155.

GREGOR, Thomas. 1977. Mehinaku: The Drama of Daily Life in a Brazilian Indian Village. Chicago: University of Chicago Press.

GREGOR, Thomas. 2008. Anxious Pleasures: The Sexual Lives of an Amazonian People. University of Chicago Press.

LEA, Vanessa R. 2013. "The Sound of Silence (Paul Simon)." Cadernos Pagu 41: 87-93. DOI 10.1590/S0104-83332013000200009

NOVO, Marina Pereira. 2019. "Dangerous desires: the affects (and affections) of cash transfer programs among the Kalapalo from the Aiha Village (Upper Xingu, Mato Grosso, Brazil)." In: BALEN, Maria Elisa; FOTTA, Martin. (Eds.). Money from the Government in Latin America. London and New York: Routledge, pp. 130-144.

NOVO, Marina Pereira. 2018. ‘“Esse é o meu patikula”: uma Etnografia do Dinheiro e Outras Coisas entre os Kalapalo de Aiha’. São Carlos: PhD Thesis, Universidade Federal de São Carlos.

OVERING, Joanna. 1986. “Men control women? The 'catch 22' in the analysis of gender.” International Journal of Moral and Social Studies, vol. 1, no. 2: 135-156.

REGITANO, Aline de Paula. 2019. “Cuida Direitinho”: cuidado e corporalidade entre o povo Mehinako. Campinas: Master’s Thesis, Universidade Estadual de Campinas.

WEIGHT, Michael D.; KEEFE, Earl. 2016. "Partible Paternity and Female Choice: Comment on Ellsworth et al." Current Anthropology, vol. 57, n. 1: 96-97. DOI 10.1086/684842

WAUJA ONAPÃ (Wauja Song). 2021. Directed by Piratá Waurá, Associação Indígena Tulukai.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Especial

Como Citar

Ireland, E. M. (2021). The Incomplete Domestication of Wauja Women. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 30(2), e193357. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v30i2pe193357

Dados de financiamento