Ensinar para aprender a viver em um novo mundo

Autores

  • Célia Regina Toledo Lucena

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p268-280

Palavras-chave:

Refugiados, Táticas

Resumo

Trata-se de algumas notas sobre uma pesquisa exploratória sobre o Programa Raízes da Cidade, experiência realizada pela ONG Migraflix em parceria com AIRbnb. O objetivo do programa é oferecer oportunidades de realização de atividades que transformem habilidades e saberes em emersão cultural e educativa no país de destino. Três experiências junto a refugiados sírios foram analisadas. Este estudo mostra o refugiado buscando maneiras de transitar em novo mundo, usando a arte de ensinar como oportunidade de ganhar sustento e de se integrar. Dessa maneira, aulas de dança, de receitas culinárias e do idioma árabe são realizadas.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Célia Regina Toledo Lucena

    Doutora em História Social. Pesquisadora do NAP/CERU (Centro de Estudos Rurais e Urbanos), USP/SP. Mediadora do Grupo Migrações e Identidades (CERU-USP). Com investigações nos temas migrações, identidade, cultura e memória.

Referências

ACNUR. Statistical online database. Brasília (DF), 1917. Disponível em: http://www.unhcr.org

BOURDIEU, P. La distincion: critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.

CALEGARI, M. Condições de vida dos refugiados sírios em São Paulo. In: BAENINGER, R.

et alii. Migrações Sul-Sul. Campinas (SP): Núcleo de Estudos da População Elza Berquó-

NEPO/UNICAMP, 2018.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

GIARD, L. Cozinhar. In: CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano.

Morar, cozinhar. Petrópolis (RJ): Vozes, 1996.

GONÇALVES, J.R.S. A fome e o paladar: uma perspectiva antropológica. In: Seminário Alimentação e Cultura. Rio de Janeiro: FUNARTE/CNFCP, 2012. (Série Encontros e Estudos, 4).

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

HALTER, M. Cultura econômica do empreendimento étnico: caminhos da imigração ao

empreendedorismo. ERA-Revista de Administração de Empresas, vol.47, n.1, 2007.

KYMLICKA, W. Ciudadania multicultural. Barcelona: Paidós, 1995.LUCENA, C. Migrações contemporâneas e impasses identitários: algumas teorias e conceitos. Cadernos CERU, Série 2, vol.30, n.1, jun. 2019.

MIGRAFLIX/ AIRBNB. Programa Raízes da cidade. Disponível em: www.news.airbnb.com/brrefugiados

MOULIN, L. L’Europe à table: introduction à une psychosociologie des pratiques alimentaires.

Paris/Bruxeles: Elsevier Sequoia, 1975.

RODRIGUEZ, M. L. Cultura y migración: los processos de naturalización de la diferencia.

Migración, desplazamiento forzado y refugio. Quito: AECI, 2005.

THOMSON, A. Histórias (co)movedoras: História oral e estudos de migração. Revista

Brasileira de História. São Paulo, v. 22, n. 44, p.341-364, 2002. www.news.airbnb.com/br/

refugiados.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Lucena, C. R. T. (2020). Ensinar para aprender a viver em um novo mundo. Cadernos CERU, 31(1), 268-280. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p268-280