Pesquisa (auto) biográfica, educação e saúde docente: escritas de formação e refiguração identitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p99-126

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, Educação, Saúde docente, Refiguração

Resumo

O texto sistematiza questões relacionadas à pesquisa (auto)biográfica no campo da Educação, centrando-se na discussão da escrita do diário como dispositivo de pesquisa-formação e suas implicações com condições de trabalho e adoecimento docente. Objetiva-se ampliar o debate sobre possibilidades do uso do método (auto)biográfico e desafios na contemporaneidade, especialmente, no que se refere ao fenômeno do adoecimento docente e a suas interfaces com o mundo do trabalho. Utilizamos como corpus de análise diários de cinco professores, analisando-os numa perspectiva interpretativa-compreensiva. As narrativas dos docentes, construídas nos diários, evidenciam experiências do adoecer e suas interfaces com condições objetivas e subjetivas do trabalho, inscritas num projeto de refiguração da vida-profissão, mediado pela escrita de si como dispositivo de resistência, de aprendizagens com a doença e disposições de cuidado de si.

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Biografia do Autor

  • Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

    Pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO) da UNEB.

  • Rosiane Costa de Sousa, Universidade do Estado da Bahia

    Professora da Rede Municipal de Valença (BA). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO) da UNEB.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Souza, E. C. de ., & Sousa, R. C. de . (2021). Pesquisa (auto) biográfica, educação e saúde docente: escritas de formação e refiguração identitária. Cadernos CERU, 32(1), 99-126. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p99-126