"Este Dibuq também assombrava os Ashkenazim": solidariedade intercultural através das lentes da performance e da animação em "Ana Min Al-Yahud" de Almog Behar

Autores

  • Marian Gabani Gimenez Indiana University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2023.213581

Palavras-chave:

Animação, Dybbuk, Literatura judaica, História judaica, Tradução

Resumo

A tropo do dybbuk está amplamente presente na narrativa judaica moderna, e sua versão secularizada oferece um sem-fim de possibilidades: desde resistência feminista ao olhar masculino até um local onde pertencimento e estranhamento são negociados no contexto de migração e exílio. O presente artigo discute os usos da figura do dybbuk no conto “Ana min al-Yahud”, de Almog Behar atráves das lentes da animação enquanto lugar de análise, segundo teorizado por Teri Silvio, nos estudos de performance. Argumenta-se que o tropo do dybbuk não é apenas um elemento intradiegético à disposição das personagens para a compreensão do fenômeno que experienciam, mas também uma força extradiegética que insere o conto de Behar em uma ampla tradição, delineando um contínuo na história da narrativa judaica e abrindo, com o texto, um caminho de solidariedade entre as leitoras. Ainda, os trabalhos de tradução pelo qual “Ana min al-Yahud” passou, para diversas línguas e em diferentes contextos, expande o tropo do dybbuk também para audiências não familiarizadas com as narrativas judaicas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Amado, R. de S. (2013). O ensino do português como língua de acolhimento para refugiados. Revista Siple, 4 (2), [6].

An-Ski, S. (1971). The dybbuk: a play in four acts. New York: Liveright.

Bakhtin, M. (1984). Problems of Dostoevsky's Poetics. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Bauman, R. (2004). A World of Others’ Words: Cross-Cultural Perspectives on Intertextuality. Blackwell.

Behar, A. (2005, April 27). Ana Min Al Yahoud - I'm one of the Jews. Haaretz.com. Retrieved December 5, 2022, from https://www.haaretz.com/2005-04-28/ty-article/ana-min-al-yahoud-im-one-of-the-jews/0000017f-e7b9-df2c-a1ff-fff92d600000

Behar, A. (2008). Ana min al-Yahud: ḳovets sipurim, 1996-2008. Tel Aviv: Bavel.

Bilu, Y. (1980). The Moroccan demon in Israel: the case of "evil spirit disease". Ethos, 8, 24–39.

Bilu, Y. (1996). Dybbuk and Maggid: two cultural patterns of altered consciousness in Judaism. AJS Review, 21, 341–366.

Butler, J. (1988). “Performative Acts and Gender Constitution: An Essay in Phenomenology and Feminist Theory.” Theatre Journal 40 (4), 519–531.

Elior, R. (2008). Dybbuks and Jewish women: in social history mysticism and folklore. Jerusalem: Urim.

Hashash, Y. (2021). Whose daughter are you? Ways of speaking Mizrahi feminism. Tel Aviv: Kibbutz Meuchad. [In Hebrew]

Irvine, J. T. (1996). Shadow conversations: the indeterminacy of participant roles. In Natural Histories of Discourse, eds. M. Silverstein, G. Urban, pp. 131–159. Chicago: University of Chicago Press.

Khazzoom, A. (2003). The great chain of Orientalism: Jewish identity stigma management and ethnic exclusion in Israel. American Sociological Review, 68, 4, 481–510.

Legutko, A. (2010). Feminist dybbuks: spirit possession motif in post-second wave Jewish women's fiction. Bridges: A Jewish Feminist Journal, 15, 6–26.

Levy, L. (2008). Historicizing the concept of Arab Jews in the “Mashriq”. The Jewish Quarterly Review, 98, 4, 452–469.

Manning, P. and I. Gershon. (2013). Animating Interaction. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 3, 3, 107–137.

Motzafi-Haller, P. (2001). Scholarship, identity, and power: Mizrahi women in Israel. Signs, 26, 3, 697–697.

Shenhav, Y. (2006). The Arab Jews: a postcolonial reading of nationalism, religion, and ethnicity. Stanford: Stanford University Press.

Shohat, E. (1988). Sephardim in Israel: Zionism from the standpoint of its Jewish victims. Social Text, 19–20,1–35.

Silvio, T. (2010). Animation: the new performance? Journal of Linguistic Anthropology, 20, 422–438.

Silvio, T. (2019). Puppets gods and brands: theorizing the age of animation from Taiwan. University of Hawaiʻi Press.

Waszyński, M. (director). (1937). Der Dibuk. Warszawskie Biuro Kinematograficzne Feniks.

Weidman, A. (2021). Brought to Life by the Voice: Playback Singing and Cultural Politics in South India. University of California Press.

Downloads

Publicado

2023-07-16

Edição

Seção

LITERATURA HEBRAICA E JUDAICA

Como Citar

Gimenez, M. G. (2023). "Este Dibuq também assombrava os Ashkenazim": solidariedade intercultural através das lentes da performance e da animação em "Ana Min Al-Yahud" de Almog Behar. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 23, 61-91. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2023.213581