O percurso dos educadores entre a pedagogia convencional e o ensino conectado - estudo de caso do Projeto GENTE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p147-155Keywords:
Educomunicação, Midiaeducação, Literacia Mediática, Educação conectada, Alfabetização Midiática e InformacionalAbstract
O artigo busca evidenciar aspectos dos entrelaçamentos entre a educação para os meios e a chamada Educação conectada, a partir dos resultados finais obtidos no estudo de caso que investigou a reconfiguração tecnológica e o esforço adaptativo da comunidade escolar durante a implementação do uso pedagógico das TICs nos ambientes de ensino-aprendizagem do projeto GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias).
Downloads
References
COSTA, Antonio Carlos Gomes. Educação. São Paulo: Canção Nova, 2008.
DIDONÊ, Débora. Pier Cesare Rivoltella: Falta cultura digital na sala de aula. Nova Escola, ed. 200, mar. 2007. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/pier-cesare-rivoltella-falta-cultura-digital-sala-aula-609981.shtml>. Acesso em: 3 jan. 2014.
FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Jackeline Lima. A educação a distância online: a dicotomia no ciberespaço. In: II Simpósio ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, São Paulo: PUC-SP, 2008. Disponível em: <http://www.cencib.org/simposioabciber/PDFs/CC/Alexandre%20%20Farbiarz%20e%20Jackeline%20%20Farbiarz.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política, entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
PALFREY, Jonh; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Trad. de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PEREIRA, Sara et al. Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2014. Disponível em: http://dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=857. Acesso em: 6 mai. 2015.
PINTO, Manuel (Org.). Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Lisboa: Rolo & Filhos II, 2011. 163 p.
PREFEITURA DO RIO. GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. Disponível em: <http://gente.rioeduca.net/objetivos.htm>. Acesso em: 22 abr. 2014.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, n. 5, v. 9, 2001.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/web/sme>. Acesso em: 1o mai. 2014.
SERRES, Michel. Polegarzinha, uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
SODRÉ, Muniz. Objeto da comunicação é a vinculação social. Entrevista concedida à Desirée RABELO. PCLA, v. 3, n. 1, out./nov./dez. 2001. Disponível em: <http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista9/entrevista%209-1.htm>. Acesso em: 15 abr. 2015.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, o conceito, o profissional a aplicação. São Paulo: Editora Paulinas, 2011.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Inovações tecnológicas na Educação: contribuições para gestores públicos. Disponível em: <http://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/Inovações-Tecnológicas-na-Educação_Constribuições-para-gestores-públicos-1.pdf>. Acesso em: 1o fev. 2015.
WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFMT, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I authorize the publication of the submitted article and soon the copyrights to the magazine, in the printed and electronic version, if it is approved after the evaluation of the reviewers.
I understand that readers may use this article without prior request, provided the source and authorship are mentioned. Readers are not authorized to use this article for reproduction, in whole or in part, for commercial purposes.