Diálogo em Paulo Freire nas interfaces com a comunicação popular e comunitária e a pesquisa participante

Autores/as

  • Cicilia Maria Khroling Peruzzo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Espírito Santo e Universidade Federal da Bahia
  • Ingrid Gomes Bassi Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Carlos Humberto Ferreira Silva Junior Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p33-48

Palabras clave:

diálogo, Paulo Freire, comunicação e educação, comunicação popular e comunitária, movimentos sociais

Resumen

El articulo objetiva discutir la cuestión del diálogo en Freire, como base de lo  proceso de comunicación y, en interacción  con otros autores, relacionárlo a las interrelaciones entre Comunicación y Educación, en especial en la Comunicación Popular y Comunitaria en el contexto de los movimientos sociales cívicos y en la  investigación participante. El estudio se basa en una investigación bibliográfica. Se concluye que las relaciones entre Comunicación y Educación facilitan la constitución del diálogo, tanto en el ámbito de la educación formal como en el contexto de los movimientos sociales populares brasileños que, desde fines de la década de 1970, han vivido el diálogo, tanto en la construcción colectiva de sus formas de expresión,  organización y movilización, así como en la formulación de estrategias y tácticas desarrolladas con miras a denunciar las luchas contra la opresión y reivindicar derechos. El diálogo es un tema trascendental e inseparable de las prácticas educativas. El diálogo puede entenderse como acción-reflexión que valora la participación de los sujetos - como sujetos - en la construcción del conocimiento.

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Biografía del autor/a

  • Cicilia Maria Khroling Peruzzo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Espírito Santo e Universidade Federal da Bahia

    Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora da área da Comunicação nas linhas popular, comunitária, alternativa e mídia local, além de Relações Públicas, na perspectiva crítica e dos movimentos sociais. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Comunicação e Culturas Populares da Intercom, do Grupo de Trabalho Comunicación Popular, Comunitária y Ciudadanía da Asociación Latinoameriana de Investigadores de la Comunicacíón (ALAIC) e do GT Comunicação e Cidadania da Associação Brasileira de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Coordena o Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) e o Grupo de Pesquisa Comunicação, Responsabilidade Social e Cidadania (Abrapcorp). Pesquisadora PQ 1C. Membro de Comitê de Assessoramento de Artes, Ciências da Informação e Comunicação (AC) do CNPq (2016-2018).

  • Ingrid Gomes Bassi, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, professora da UNIFESSPA e da  PPGE/UFT

  • Carlos Humberto Ferreira Silva Junior, Universidade Estadual Paulista

    Doutorando da Universidade Estadual Paulista - Unesp-Bauru

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Publicado

2022-11-28

Cómo citar

Peruzzo, C. M. K., Bassi, I. G. ., & Silva Junior, C. H. F. . (2022). Diálogo em Paulo Freire nas interfaces com a comunicação popular e comunitária e a pesquisa participante. Comunicação & Educação, 27(2), 33-48. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p33-48