History of a memory center and History of Education: the Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade – PROEDES – FE/UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p251-267Keywords:
History of education, Archives , Public university, University heritageAbstract
This text presents a reflection on the limits and potential inherent to the
activities of organizing and maintaining a memory and documentation center within a public university. It presents the trajectory of the Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes) from the Faculdade de Educação (FE) of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) since its foundation, through its expansion, to the most recent trends in projects that articulate teaching-research-extension activities and work
together to train teachers and researchers. Finally, the article makes some considerations about the possibilities and challenges currently facing us for the preservation of memory.
Downloads
References
CARVALHO, Bruno Leal P.; TEIXEIRA, Ana Paula T. História pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e Voz, 2019.
CASPARD, Pierre (dir.). La press d’éducation et d’enseignement, XVIIIe siècle – 1940: répertoire analytique. v. 4. Paris: CNRS; INRP, 1991.
ESCOLANO BENITO, Agustín. La escuela como construcción cultural: el giro etnográfico en la historiografía de la escuela. Espacios en Blanco: Revista de Educación, Buenos Aires, v. 18, p. 131-146, 2008.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Pesquisa, memória e documentação: desafios de novas tecnologias. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados; Bragança Paulista: EdUSF, 2000.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Proedes – Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade: origens e desenvolvimento. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 357-381, 2020.
FERNANDES, Ana Lúcia C. A construção do conhecimento pedagógico: análise comparada de revistas de educação e ensino Brasil-Portugal (1880-1930). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2012.
HEYMANN, Luciana Quillet. Indivíduo, memória e resíduo histórico: uma reflexão sobre arquivos pessoais e o caso Filinto Müller. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 1-66, 1997.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1984. (Enciclopédia Einaudi).
MENEZES, Maria Cristina. Apresentação: a escola e sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução. Pró-Posições, Campinas, v. 16, n. 1, p. 13-17, 2005.
MOGARRO, Maria João. Os arquivos escolares nas instruções educativas portuguesas: reservar informação, construir memória. Pró-Posições, Campinas, v. 16, n. 1, p. 103-116, 2005.
NÓVOA, António (Dir.). A imprensa de educação e ensino: repertório analítico (séculos XIXXX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.
NÓVOA, António. Apresentação. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: vol. I – séculos XVI-XVII. Petrópolis: Vozes, 2004.
PROEDES. Guia de arquivos e coleções do Proedes. Rio de Janeiro: Proedes, 1999. Mimeografado.
SCHRIEWER, Jürgen. Études pluridisciplinaires et réflexions philosophico-herméneutiques: la structuration du discours pédagogique en France et en Allemagne. Paedagogica Historica, v. 4, p. 57-84, 1998.
XAVIER, Libânia Nacif. Relações e vínculos evocados no ofício de ensinar: reflexões a partir do arquivo pessoal de Rubim Santos Leão de Aquino. 2018. Tese (Concurso para Professor Titular de Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Libânia Nacif Xavier, Ana Lucia Cunha Fernandes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).