Vivências de professores(as) no contexto do ensino remoto em período de pandemia: a inserção do trabalho remoto e as repercussões em sua saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.cpst.2023.195391

Palavras-chave:

Psicodinâmica do trabalho, Professores(as), Necessidades educacionais especiais, Sofrimento e prazer no trabalho, Educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as vivências subjetivas de professores(as) em relação às transformações que ocorreram em sua prática docente com a adoção do trabalho remoto no contexto da pandemia da covid-19. Para isso, utilizou-se, como arcabouço teórico-metodológico, a Psicodinâmica do Trabalho (PDT). Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados em encontros coletivos de discussão via Google Meet. Os resultados foram organizados em núcleos dos sentidos, que caracterizam o contexto de trabalho nas dimensões “condições” e “organização do trabalho”. O estudo mostrou que o trabalho em contexto remoto favoreceu as vivências de sofrimento nos(as) professores(as), que foram acometidos de sofrimento patogênico e sofrimento criativo. Espera-se que esses resultados possam subsidiar ações em políticas públicas, voltadas para o fazer do profissional docente, e orientar pesquisas subsequentes sobre temas correlatos.

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Dossiê - Precarização do trabalho e fragilização da vida

Como Citar

Vivências de professores(as) no contexto do ensino remoto em período de pandemia: a inserção do trabalho remoto e as repercussões em sua saúde mental. (2023). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 26, e-195391. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.cpst.2023.195391