A dimensão social da atividade empreendedora

Autores/as

  • Nédson Antônio Campos Universidade Federal de Viçosa (Viçosa, MG)
  • Francisco José da Castro Moura Duarte Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p13-23

Palabras clave:

Empreendedorismo, Empresas iniciantes, Rede sociotécnica.

Resumen

Este texto discute a necessidade de se problematizar a representação da atividade do empreendedor a fim de contribuir para a melhoria do desempenho dos programas de incentivo e apoio a sua prática. Tradicionalmente, essa atividade é analisada considerando-se predominantemente as dimensões individual e econômica, o que gera uma representação limitada dela. Este texto pretende mostrar que a dimensão social ou coletiva do trabalho do empreendedor tem importância fundamental para compreender sua prática, que pode ser mais bem representada como um processo de acumulação de associações formando uma rede sociotécnica.

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Publicado

2013-06-30

Cómo citar

A dimensão social da atividade empreendedora. (2013). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 16(spe1), 13-23. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p13-23