Uma arqueologia da impostura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p324-343Palavras-chave:
Roland Barthes, Raymond Picard, Crítica LiteráriaResumo
O objetivo deste ensaio é mapear alguns territórios da crítica literária francesa e mostrar que, muitas vezes, esses territórios se transformam em verdadeiros campos de batalha. Reconstruir o conflito entre Roland Barthes e Raymond Picard, por exemplo, ajuda-nos a pensar que a crítica traz à tona uma certa resistência, entendida aqui a partir de uma dupla significação: como ato de resistir e como ato de reagir. Por um lado, o discurso crítico que deseja preservar uma continuidade a ser estabelecida entre as obras e os seus comentários e, por outro, uma tentativa de se refletir sobre a continuidade entre obra e comentário.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Lettres à frança (1961-1973). Paris: Stock/ IMEC, 1998.
ARAÚJO, N. Do conhecimento literário: ensaio de epistemologia interna dos estudos literários (Crítica e Poética). 2006. 579f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2006.
BARTHES, R. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.
BARTHES, R. Crítica e verdade. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BARTHES, R. O grão da voz. Tradução de Mario Laranjeira. Revisão da tradução de Ligia Fonseca Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BARTHES, R. Sobre Racine. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. Revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2008.
BARTHES, R. Michelet. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
BAUDELAIRE, Ch. As flores do mal. Trad. de Ivan Junqueira. RJ: Nova Fronteira, 1985.
BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Edição e tradução de João Barrento. 1ͣ edição. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2017.
BUTLER, J. “O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault”. Tradução de Gustavo Hessmann Dalaqua. Cadernos de Ética e Filosofia Política, n. 22, 2013.
CALVET, J.-L. Roland Barthes. Trad. Maria A. V. da Costa. São Paulo: Siciliano, 1993.
CANDIDO, A. O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo. Horizonte: UFMG, 2012.
DERRIDA, J.; ROUDINESCO, E. De que amanhã: diálogo. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
DOUBROVSKI, S. Porquoi la nouvelle critique? Paris: Mercure de France, 1966.
HOLLIER, D. De la littérature française. Paris: Bordas, 1993.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. I. Tradução de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
MESSAGER, M. Roland Barthes. Paris: Presses Universitaires de France, 2019.
MOTTA, L. T. Roland Barthes – uma biografia intelectual. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2011.
PICARD, R. Nouvelle critique ou nouvelle imposture? Paris: Pauvert editor, 1965.
PICARD, R. La Carrière de Jean Racine. Paris: 1956.
PIQUER, D. V. História de la crítica literaria. Barcelona: Ariel, 2002.
PRADO COELHO, E. Os universos da crítica. Lisboa: Edições 70, 1982.
RACINE, J. Britânico. Tradução de Jenny Klabin Segall. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ROBBE-GRILLET, A. Le miroir qui revient. Paris: Minuit, 1984.
SAINTE-BEUVE, C. A. Portraits contemporains. Paris: Calmann Lévy Éditeur, 1881.
SAMOYAULT, T. Roland Barthes. Paris: Seuil, 2015.
SOUZA, R. A. (Org.). Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922). Chapecó (SC): Argos, 2011.
TODOROV, T. Devoirs et délices. Une vie de passeur, entretiens avec Catherine portevin. Paris: Seuil (Editions du Seuil), 2002.
WELLEK, R. História da crítica moderna. São Paulo: Herder / Edusp, 1967-1972.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marlon Augusto Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).