As múltiplas críticas da crítica de Leyla Perrone-Moisés

Autores

  • Claudia Amigo Pino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p240-255

Palavras-chave:

Leyla Perrone-Moisés, Crítica literária brasileira, Crítica literária francesa, Roland Barthes

Resumo

O artigo tem como objetivo explorar os artigos de Leyla Perrone-Moisés sobre crítica literária publicados em jornais paulistas de 1960 a 2003. Para isso, em primeiro lugar, discutimos sua bagagem teórica inicial, que permeou suas escolhas e deslumbramentos. Em seguida, procuramos dar conta de três momentos diferentes: suas primeiras contribuições no Suplemento literário do Estado de São Paulo, sobre Blanchot e Barthes, nos anos 60, e as polêmicas com a crítica de inspiração marxista, nos anos 90 e com os estudos culturais, no início dos anos 2000, no jornal Folha de São Paulo. Nos três momentos, tentamos mostrar que, para além de seu objeto inicial de sua crítica, sempre há outro objeto no horizonte, produzindo uma crítica da crítica múltipla.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Amigo Pino, Universidade de São Paulo

    É professora titular de literatura francesa na Universidade de São Paulo. Publicou os livros A ficção da escrita (2004), Escrever sobre escrever (2007) (com Roberto Zular), Roland Barthes: a aventura do romance (2015) e Apprendre et désapprendre. Les séminaires de Roland Barthes (1962-1977) (2022), além de vários artigos, números especiais de revistas e coletâneas. Atualmente desenvolveprojeto Fapesp de Auxílio Regular "Roland Barthes e a América Latina". É membro da equipe editorial das revistas Criação & Crítica e Manuscrítica e Presidente da Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Referências

BRANDINI, L. T. Imagens de Roland Barthes no Brasil. Tese Inédita. São Paulo/ Genebra: Universidade de São Paulo/ Universidade de Genebra, 2013. Portal de teses da Universidade de São Paulo. DOI: 10.11606/T.8.2013.tde-13022014-102229

CARONE, M. O poeta da sedição. Caderno Mais! Folha de São Paulo, 20/04/1997.

HIDALGO N., M. Leyla Perrone-Moisés y algunas modulaciones barthesianas en Brasil em torno a la crítica y la literatura. ALEA. Rio de Janeiro, vol. 18/2, maio-agosto 2016.

NATALI, M. El acta de nacimiento de la musa: Cómo (no) leer la deconstrucción en São Paulo. Em: AGUILAR, G.; AMIGO PINO, C.; MIRIZIO, A., Travesías, críticas, obstrucciones. La circulación de la teoria francesa en América Latina. São Paulo: Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9788575064207

PERRONE-MOISÉS, L. Vivos na memória. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

PERRONE-MOISÉS, L. Lição de casa. [Posfácio]. Aula. São Paulo: Cultrix, 2004 [1980].

PERRONE-MOISÉS, L. “Edward Said, o intelectual fora de lugar”. Caderno Mais! Folha de São Paulo, 29/06/2003.

PERRONE-MOISÉS, L. Em defesa da literatura. Caderno Mais! Folha de São Paulo, 18/06/2000.

PERRONE-MOISÉS, L. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PERRONE-MOISÉS, L. Baudelaire reabilitado. Caderno Mais! Folha de São Paulo, 11/05/1997.

PERRONE-MOISÉS, L. Que fim levou a crítica literária? Caderno Mais! Folha de São Paulo, 25/08/1996.

PERRONE-MOISÉS, L. Roland Barthes. O saber com sabor. São Paulo: Brasiliense, 1983.

PERRONE-MOISÉS, L. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Ática, 1978.

PERRONE-MOISÉS, L. Do formalismo ao estruturalismo. Suplemento Literário de O estado de São Paulo, 20/09/1969.

PERRONE-MOISÉS, L. Uma necessidade livre. Suplemento Literário de O estado de São Paulo, 06/07/1968.

PERRONE-MOISÉS, L. Maurice Blanchot. Le livre à venir. Suplemento Literário de O estado de São Paulo, 26/11/1960.

PINTO, M. C. Modesto Carone, tradutor que mudou o jeito como lemos Kafka, morre aos 82. Folha da São Paulo, 16/12/2019.

PONTES, H. Destinos mistos. Os críticos do grupo Clima em São Paulo 1940-1958. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SCHWARZ, R. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

WOLFF, J. Telquelismos latino-americanos: a teoria francesa no entre-lugar dos trópicos. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2016.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Pino, C. A. (2023). As múltiplas críticas da crítica de Leyla Perrone-Moisés. Revista Criação & Crítica, 35, 240-255. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p240-255