Uma flor antieuclidiana: o ritmo e o tempo do signo entre Drummond e Meschonnic

Autores

  • Roberto Zular Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p54-67

Palavras-chave:

Meschonnic, Drummond, tempo, ritmo, heterogeneidade

Resumo

Neste artigo, procuraremos mostrar como a temporalidade e o ritmo são desdobramentos das dinâmicas internas do signo e do poema, sendo intrínsecos, portanto, ao próprio vir a ser do sentido. Nesse percurso não geométrico, seremos levados por uma leitura de Drummond via Meschonnic e vice-versa.

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Biografia do Autor

  • Roberto Zular, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutor em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (2001). É professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP).

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

Zular, R. (2023). Uma flor antieuclidiana: o ritmo e o tempo do signo entre Drummond e Meschonnic. Revista Criação & Crítica, 37, 54-67. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p54-67