Literary education: dialogical experiences in a school on the outskirts of Manaus-Amazonas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.207051

Keywords:

Literary education, Dialogy, Literary literacy, Subjectivity

Abstract

This article presents, aligned with Freire's (1967; 1996; 2020) and Bakhtin's (2002; 2010) concepts of dialogy, and Cosson's (2006) literary literacy, in a cultural-historical approach, the practices of teaching literature from the perspective of a poetic education. From participant observation, dialogical experiences were developed in a high school on the outskirts of Manaus-Amazonas. The results showed that an active literary education contributes to the development of critical perception, which enables the expression of subjectivity.

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Author Biography

  • Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

    Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Professora Visitante na Universidad Nacional Entre Ríos (UNER)/Argentina (2022). Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os, do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP e da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira/REDEJUBRA, Núcleo de Estudos Afro Indígena/UFAM, Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social/UEA. Lidera o Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano/UFAM. Fui Conselheira (de 2017 a 2020) e Presidenta do CONANDA (2020), Presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região, Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia. Desenvolvo pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos. Os temas de interesse são: aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; a escola como espaço de constituição dos sujeitos; processos psicossociais e culturais que permeiam as práticas e saberes acerca da realidade amazônica; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes em contextos sócio institucionais; políticas públicas e promoção de direitos humanos à população amazônica.

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Published

2023-12-18

Issue

Section

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

How to Cite

Literary education: dialogical experiences in a school on the outskirts of Manaus-Amazonas. (2023). Revista Crioula, 31, 146-167. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.207051