Utopia e Quinto Império em Antônio Vieira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p31-46

Palavras-chave:

Utopia, Antônio Vieira, Barroco, Portugal, Filosofia

Resumo

Antônio Vieira é conhecido por ser um escritor entre dois mundos, em uma zona limítrofe tanto cultural quanto literária. Sua produção, bem como as influências que geralmente são apontadas em seus textos, se inscrevem no Barroco. Uma das perguntas que surge daí é justamente como se faz uma leitura de seus trabalhos. Acontece muito de suas obras serem imediatamente rejeitadas, uma vez que se costuma acreditar que elas são de uma linha estética que pouco pode atrair a atenção de um leitor do nosso tempo. Em seu livro História do Futuro, encontramos um Vieira bem distinto do que se pode supor a partir dessas notas biográficas e análises parciais de suas obras. Esse texto tanto nos evidencia que seu autor era capaz de romper com certos traços estilísticos do Barroco, fugindo do tão aversivo cultismo, quanto inovar em alguns dos aspectos mais fundamentais de seu material, fazendo inclusive uma aproximação com obras excepcionais de seu tempo, que marcaram tanto a literatura dos séculos XV e XVI quanto posteriores. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é, ao se deter em um exame sobre a História do Futuro identificar, dentre outros aspectos, algumas marcas mais curiosas sobre Veira em sua produção artística, relvando que o Quinto Império português era uma idealização que estava ancorada no pensamento daquele período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Nunes Bittencourt, Centro Universitário Internacional Signorelli

    Professor de Literatura, Língua Portuguesa e Produção Textual. Assessor Editorial e Revisor, contribuindo com a difusão de obras literárias e acadêmicas. Ensaísta, crítico literário e escritor. Possui graduação em Letras pela Universidade Gama Filho (2004), mestrado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Publicou Canções de um Sonhador (poesia, 2002, Scortecci) e Epifania (poesia, 2016, iVentura), além de ter organizado Fortuna Crítica: estudos de Literatura (ensaios, 2008, Arquimedes), Poesia sobre tudo (poesia, 2014, iVentura) e Habitados pela Poesia (poesia, 2017, iVentura).

Referências

CAMPANELLA, Tommaso. A cidade do sol. Brasília: Domínio Público, 2022.

MELO, Sangia de. Argumentação e persuasão: o Sermão da Sexagésima do Padre Antônio Vieira. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

MORE, Thomas. Utopia. Brasília: Domínio Público, 2022.

VIEIRA, Antônio. História do Futuro vol. 1. Brasília: Unama, 2022.

VIEIRA, Antônio. História do Futuro vol. 2. Brasília: Unama, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Bittencourt, R. N. (2023). Utopia e Quinto Império em Antônio Vieira. Revista Desassossego, 15(30), 31-46. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p31-46