Eurico, o presbítero nos cursos de literatura de Cônego Fernandes Pinheiro e Sotero dos Reis: ensino de literatura, identidade e memória cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p252-273

Palavras-chave:

Historiografia literária, Livro didático, Ensino de literatura, Memória cultural, Eurico, o presbítero

Resumo

Este artigo propõe uma leitura da exposição da obra Eurico, o presbítero, de Alexandre Herculano nas produções didáticas de história da literatura do Cônego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (Curso Elementar de Literatura Nacional) e de Francisco Sotero dos Reis (Curso de Literatura Portuguesa e Brasileira). Pretende-se fazer uma análise crítica dessa produção historiográfica como espaço de constituição de memória cultural e afirmação da nacionalidade literária em constante tensão com a herança cultural portuguesa no cenário das letras brasileiras da segunda metade do século XIX. Para tanto, o foco no discurso a respeito do romance de Alexandre Herculano por esses autores pode se tornar capaz de revelar certos aspectos implícitos ou incongruentes do projeto de construção de uma identidade cultural nacional inspirada pelo romantismo: tanto na forma de se representar essa obra contemporânea aos críticos, quanto em seu caráter histórico e épico como ponto de apoio para a distorção dessa representação e apropriação de seu conteúdo mítico. Uma vez que essas são produções de professores, voltadas especificamente para o ensino de literatura, busca-se traçar um panorama de sua inserção nesse âmbito, da consonância das propostas pedagógicas com a orientação crítica e historiográfica dos cursos, além de uma visada às suas estratégias de ensino. Esta análise será sustentada por pesquisas historiográficas a respeito da leitura, do livro didático e do ensino de literatura no Brasil do século XIX, em trabalhos como o de Regina Zilberman e Marisa Lajolo sobre a formação da leitura no país (1996), bem como por contribuições teóricas acerca da formação do cânone literário e da memória cultural, com atenção às produções de Antonio Candido (2000) e Aleida Assmann (2011), respectivamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Fernando Portela, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo.

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

ASSMANN, Jan. Religión y memoria cultural. Diez estudios. Trad. Marcelo G. Burello e Karen Saban. Buenos Ayres: Lilmod, Libros de la Araucaria, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltda, 2000. v. 2.

HERCULANO, Alexandre. Eurico, o presbítero. São Paulo: Cultrix, 1972.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

MELO, Carlos Augusto de. A formação das histórias literárias no Brasil: as contribuições de Cônego Fernandes Pinheiro (1825-1876), de Ferdinand Wolf (1796-1866) e Sotero dos Reis (1800-1871). Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

PINHEIRO, Joaquim Caetano Fernandes. Curso elementar de litteratura nacional. Rio de Janeiro: Livraria B. L. Garnier, 1862.

RAZZINI. Marcia de Paula Gregório. O espelho da nação: A Antologia Nacional e o ensino de português e de literatura. 2000. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

REIS, Francisco Sotero dos. Curso de litteratura portugueza e brazileira. São Luís: Typ. de B. de Mattos, 1866. v. 1.

REIS, Francisco Sotero dos. Curso de litteratura portugueza e brazileira. São Luís: Typ. de B. de Mattos, 1867. v. 2.

REIS, Francisco Sotero dos. Curso de litteratura portugueza e brazileira. São Luís: Typ. de B. de Mattos, 1867. v. 3.

REIS, Francisco Sotero dos. Curso de litteratura portugueza e brazileira. São Luís: Typ. de B. de Mattos, 1868. v. 4.

REIS, Francisco Sotero dos. Curso de litteratura portugueza e brazileira. São Luís: Typ. do Paiz, 1873. Tomo 5.

SOUZA, Ana A. Arguelho de. “Ensino de Língua e Literatura no Brasil do Século XIX: o Curso Elementar de Literatura Nacional e as Postillas de Rethorica e Poetica utilizados no Imperial Colégio De Pedro II”. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 15-28, jan./jun. 2013.

WEBER, João Ernesto. Historiografia literária e literatura nacional. In.: SANSEVERINO, Antonio; SIMON, Cátia; ARAÚJO, Homero (Orgs.). Prestando contas: pesquisa e interlocução em literatura brasileira. Porto Alegre: Saga-D.C. Luzzatto, 1996.

WOLF, Ferdinand. O Brasil Literário. Trad. Jamil Almansur Haddad. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1955.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Portela, L. F. (2023). Eurico, o presbítero nos cursos de literatura de Cônego Fernandes Pinheiro e Sotero dos Reis: ensino de literatura, identidade e memória cultural. Revista Desassossego, 15(30), 252-273. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p252-273