Considerações sobre o ensino da música no Brasil

Autores/as

  • Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180039

Palabras clave:

Criatividade, Instrumentos melódicos, Improvisação, Harmonia, Música brasileira

Resumen

Este artigo propõe que o ensino da Música no Brasil contemple de forma mais profunda aspectos da formação do músico, como criatividade, domínio da linguagem musical e sintonia com sua herança cultural. Sugere uma forma de estudo baseada na criação de conteúdo, que vise não somente ao desenvolvimento técnico-instrumental, mas também ao pleno entendimento da linguagem musical e desenvolvimento da consciência harmônica. Tem como referência o aprendizado dos instrumentos melódicos – de sopro e de cordas não dedilhadas – foco de pesquisa do autor em tese de doutoramento.

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Biografía del autor/a

  • Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    é flautista e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP

Publicado

2018-12-12

Número

Sección

Ensino de Humanidades

Cómo citar

Carrasqueira, A. C. M. D. (2018). Considerações sobre o ensino da música no Brasil. Estudos Avançados, 32(93), 207-221. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180039