Poder de mercado em extinção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-53575415rrg

Palavras-chave:

Formação de preços, Concorrência imperfeita, Fricções de mercado, Concorrência perfeita

Resumo

A concorrência perfeita pode ser aproximada em um ambiente com bens diferenciados, empresas heterogêneas e fricções de mercado. Este artigo considera um ambiente onde vendedores vendem bens diferenciados a compradores, e as fricções de mercado são representados por conjuntos de consideração incompletos dos compradores com relação aos vendedores no mercado. Além de venderem produtos diferenciados, alguns vendedores são mais “destacados” e por isso estão presentes em conjuntos de consideração dos compradores. No entanto, apesar destas imperfeições, à medida que o número médio de vendedores nos conjuntos de considerações dos compradores se expande, o poder de mercado dos vendedores desaparece e o equilíbrio do mercado aproxima-se das condições competitivas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Guthmann, Facultad de Economía y Negocios.Universidad Alberto Hurtado

    Professor Assistente

Referências

Allen, Jason, Robert Clark, and Jean-François Houde. 2019. “Search Frictions and Market Power in Negotiated-Price Markets.” Journal of Political Economy 127(4): 1550–1598.

Armstrong, Mark, and John Vickers. 2022. “Patterns of Competitive Interaction.” Econometrica 90:153–191.

Armstrong, Mark, John Vickers, and Jidong Zhou. 2009. “Prominence and consumer search.” RAND Journal of Economics 40 (2): 209–233.

Burdett, Kenneth, and Kenneth L. Judd. 1983. “Equilibrium Price Dispersion.” Econometrica 51 (4): 955–969.

Butters, Gerard R. 1977. “Equilibrium Distributions of Sales and Advertising Prices.” Review of Economic Studies 44 (3): 465–491.

Dinlersoz, Emin M., and Mehmet Yorukoglu. 2012. “Information and Industry Dynamics.” American Economic Review 102 (2): 884–913.

Hart, Oliver D. 1979. “Monopolistic Competition in a Large Economy with Differentiated Commodities.” Review of Economic Studies 46 (1): 1–29.

Hotelling, Harold. 1929. “Stability in Competition.” The Economic Journal 39 (153):41–57.

Ivanov, Maxim. 2013. “Information Revelation in Competitive Markets.” Economic Theory 52 (1): 337–365.

Klemperer, Paul. 1987. “Markets with Consumer Switching Costs.” Quarterly Journal of Economics 102 (2): 375–394.

Lauermann, Stephan. 2013. “Dynamic Matching and Bargaining Games: A General Approach.” American Economic Review 103 (2): 663–689.

Moraga-Gonzáles, José L., Zsolt Sándor, and Matthijs R. Wildenbeest. 2017. “Prices and heterogeneous search costs.” RAND Journal of Economics 48 (1): 125–146.

Ostroy, Joseph M., and William R. Zame. 1994. “Nonatomic Economies and the Boundaries of Perfect Competition.” Econometrica 62.

Perloff, Jeffrey M., and Steven C. Salop. 1985. “Equilibrium with Product Differentiation.” Review of Economic Studies 52 (1): 107–120.

Stahl, Dale O. 1989. “Oligopolistic Pricing with Sequential Consumer Search.” American Economic Review 79 (4): 700–712.

Varian, Hal R. 1980. “A Model of Sales.” American Economic Review 70 (4): 651–659.

Wolinsky, Asher. 1986. “True Monopolistic Competitition as a Result of Imperfect Information.” Quarterly Journal of Economics 101 (3): 493–512.

Publicado

28-03-2024

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Guthmann, R. (2024). Poder de mercado em extinção. Estudos Econômicos (São Paulo), 54(1), 135-166. https://doi.org/10.1590/1980-53575415rrg