Teoria em ato: o que pode e o que aprende um corpo?

Autores/as

  • Cristian Poletti Mossi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142951

Resumen

No intuito de retomar a célebre pergunta feita por Spinoza – “O que pode um corpo?” –, o artigo sustenta sua problemática em torno da questão “O que pode e o que aprende um corpo?” Nesse sentido, procura-se percorrer algo que no texto é designado como uma teoria em ato. Para tanto, num primeiro momento, busca-se elucidar as possibilidades teóricas e os locais de fala utilizados operacionalmente para produzir tal construção. Apoia-se a noção de um corpo fendido, ou seja, um corpo que se abre para outras possibilidades de ser corpo, distantes das comumente instituídas (corpo autônomo, consciente, racional) e, desse modo, produz uma teoria em ato que não mais reconhece a clássica separação corpo versus mente (alma, pensamento). Em seguida, associa-se à referida questão-problema a prática do corpo-sem-órgãos, cunhada pelo dramaturgo francês Antoni Artaud em sua conferência radiofônica de 1947 (Pour en finir avec le jugement de dieu) e retomada por Deleuze e Guattari em sua ampla produção filosófica com o intuito de, desse modo, propor a ação de pensar como fluxo que atravessa os atos de ler e escrever em meio à vida enquanto esteiras de criação e invenção, ao passo que não somente representam, mas produzem realidades.

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Publicado

2015-12-01

Número

Sección

Dossiê - Estranhos... Abjetos... Cobiçados... Construídos: corpos, desejos e educação

Cómo citar

Teoria em ato: o que pode e o que aprende um corpo? . (2015). Educação E Pesquisa, 41(spe), 1541-1552. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142951