Percursos de Marilena Chaui: filosofia, política e educação

Autores/as

  • Homero Silveira Santiago Universidade de São Paulo
  • Paulo Henrique Fernandes Silveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420100201

Resumen

Nesta entrevista, a filósofa Marilena de Souza Chaui reconstitui seu percurso de estudante e professora de filosofia, tanto no ensino médio quanto no ensino superior, analisa sua participação na resistência à ditadura civil-militar no interior da universidade e destaca a importância das suas atividades como pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e como secretária da cultura da cidade de São Paulo no governo de Luiza Erundina. A partir disso, propõe uma reflexão sobre as transformações da universidade brasileira nas últimas décadas, uma análise sobre a ideia de cidadania cultural e sobre alguns pontos cruciais para a atividade docente, especialmente no que concerne ao ensino de filosofia. Contrária à concepção de docência fundamentada na transmissão de conhecimentos, CHAUI defende um ensino que percorra o trabalho do pensamento dos filósofos, cientistas e artistas, mas que também se debruce sobre experiências novas. É fundamental, argumenta a autora, que o professor auxilie seus alunos a fazerem a passagem da experiência vivida à experiência compreendida.

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Publicado

2016-03-01

Número

Sección

Entrevista

Cómo citar

Percursos de Marilena Chaui: filosofia, política e educação . (2016). Educação E Pesquisa, 42(1), 259-277. https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420100201