Formação da força de trabalho na economia primário-exportadora brasileira

Autores

  • Luciano Edison da Silva Instituto Federal do Paraná
  • Roberto Antonio Deitos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093por

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Economia

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa sobre os postos de trabalho que têm sido gerados por uma economia em processo de desindustrialização e reprimarização, concomitante a fortes influxos na educação científica e tecnológica. O objetivo foi avaliar o impacto da estrutura econômica brasileira sobre as políticas públicas educacionais para formação da força de trabalho necessária a esse mercado, principalmente dos egressos do ensino médio e profissionalizante. Por ser um período onde a inserção no mundo do trabalho torna-se equivalente à educação, a última etapa da educação básica tem um importante papel principalmente para aqueles que vivem do trabalho. Entretanto, entre expectativa e realidade, as ocupações têm sido para baixa e média complexidade, mesmo diante da escolaridade juvenil em ascensão. Com baixa intensidade tecnológica de sua estrutura produtiva, a educação para os jovens tende a se orientar para fornecer os recursos humanos para essa economia. Este estudo se baseia em dados disponíveis nos Ministérios do Trabalho, Educação e Economia, no IBGE, no IPEA e na OIT, ancorado em arcabouço teórico relacionado aos temas educação e trabalho. Como resultado, é possível inferir uma (re)tomada econômica de baixa atividade tecnológica em curso, e uma correspondente pressão sobre a educação técnico-científica para a formação de trabalhadores destinados a esse mercado em ascensão.

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Formação da força de trabalho na economia primário-exportadora brasileira. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e250192. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093por