Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes

Autores

  • Danyelle Nilin Gonçalves Universidade Federal do Ceará
  • Irapuan Peixoto Lima Filho Universidade Federal do Ceará
  • Harlon Romariz Rabelo Santos Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273348por

Palavras-chave:

Escola pública, Meritocracia, Reforma do ensino médio, Juventudes, Reflexividades

Resumo

This article discusses the reform proposals for secondary education, reflecting on the extent to which some of the proposed contents and practices converge with individualistic and meritocratic concepts and discourses already present in the public school environment, but now reinforced. Based on a broad set of surveys conducted between 2019 and 2022, it seeks to capture the meritocratic perceptions of public school students from Ceará. Reflexive data analysis allowed us to identify a considerable expectation among high school students for an educational and future life that provides stability and desirable social conditions. Such expectation, however, goes hand in hand with a mass adherence to meritocratic and individualistic discourse in general, with little reflection on social conditioning factors. The reports and data indicate that school agents—teachers and classmates—are significant players in the process of constructing this view. However, one must consider a possible mismatch between young people’s expectations and the educational reality provided by this new high school. At a time when higher education is expanding and knowledge-based economic dynamics are intensifying, schools play an increasingly key role in ensuring an adequate, complete education as to not produce even greater educational gaps between different social groups, especially in Brazil’s already serious context of social and educational inequalities.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Cássia Ferrazza et al. Relações com a escola e expectativas quanto ao futuro em jovens brasileiros. Nuances, Presidente Prudente, v. 26, n. 1, p. 50-65, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3818

» https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3818

BARBOSA, Livia. Igualdade e meritocracia. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BECK, Ulrich. A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernização reflexiva. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott (org.). Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997. p. 11-71.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática: seguido de três estudos de etnologia cabila. Oieras: Celta, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BRASIL. Câmara dos Deputados. MPV 746/2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei n. 9.394 ,de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n. 11.494 de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2016. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2112490 Acesso em: 12 dez. 2022.

» https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2112490

BRUNI, Luigino; SANTORI, Paolo. Meritocracia? Uma ilusão que justifica desigualdades. Adital, São Leopoldo, 6 maio 2021. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/608998-meritocracia-uma-ilusao-que-justifica-as-desigualdades Acesso em: 29 jan. 2023.

» https://www.ihu.unisinos.br/categorias/608998-meritocracia-uma-ilusao-que-justifica-as-desigualdades

CASTRO, Elisa Guaraná de. O campo das políticas públicas de juventude e o campo político da juventude: contribuições para a reflexão. In: PAPA, Fernanda; FREITAS, Maria Virgínia de (org.). Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2011. p. 281-305.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola? In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 101-133.

DOMINGUES, José Maurício. Reflexividade, individualismo e modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 55-70, 2002.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GIDDENS, Anthony. Risco, confiança, reflexividade. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997. p. 219-254.

IBOPE INTELIGÊNCIA. Índice de confiança social 2019. São Paulo: IBOPE, 2019. Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos(final).pdf Acesso em: 01. ago. 2019.

» http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos(final).pdf

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Culturas juvenis e agrupamentos na escola: entre adesões e conflitos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 103-118, 2014.

LLOSA, José Antonio. Juventude sem futuro e sem passado: as falsas promessas da meritocracia. Adital, São Leopoldo, 14 jun. 2019. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/590038 Acesso em: 25 jan. 2023.

» https://www.ihu.unisinos.br/categorias/590038

LORENZ, Georg et al. Social influence or selection? Peer effects on the development of adolescents’ educational expectations in Germany. British Journal of Sociology of Education, Abingdon, v. 41, n. 5, p. 643-669, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/01425692.2020.1763163

» https://doi.org/10.1080/01425692.2020.1763163

MARKOVITS, Daniel. A cilada da meritocracia: como um mito fundamental da sociedade alimenta a desigualdade, destrói a classe média e consome a elite. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.

MATHEUS, Mario Luiz Bezerra Feitoza. O discurso jornalístico sobre a reforma do ensino médio: condições de produção, memória e efeito de evidência. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

MOTTA, Vânia; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302017176606

» https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176606

NOGUEIRA, Maria Alice. No fio da navalha: a (nova) classe média brasileira e sua opção pela escola particular. In: ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir. (org.). Família & escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 109-130.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2003.

PAPAGEORGE, Nicholas; THOM, Kevin. Genes, education, and labor market outcomes: evidence from the health and retirement study. National Bureau of Economic Research, Cambridge, 2018. Disponível em: http://www.nber.org/papers/w25114 Acesso em: 28 jan. 2023.

» http://www.nber.org/papers/w25114

PERONI, Vera Maria Vidal. Relação público-privado no contexto de neoconservadorismo no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/gPNy6mbMhQVmfzrqX8tRz4N/ Acesso em: 16 out. 2023.

» https://www.scielo.br/j/es/a/gPNy6mbMhQVmfzrqX8tRz4N/

RIKOWSKI, Glenn. Privatização em educação e formas de mercadoria. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 11, n. 21, p. 393-414, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v11i21.810

» https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.810

ROSSI, Marina. Reforma do Ensino Médio é aprovada no Senado: anunciada por Temer em setembro, Medida Provisória passou pela Câmara no final do ano. El País, 9 fev. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/14/politica/1481746019_681948.html#?prm=copy_link Acesso em: 12 dez. 2022.

» https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/14/politica/1481746019_681948.html#?prm=copy_link

SALES, Lilia Maia de Morais et al. Relatório da pesquisa Virando o Jogo. Fortaleza: UNIFOR: UFC: FUNCAP: Governo do Estado do Ceará, 2021. Relatório de pesquisa com recomendações e resultados da edição 1 de Fortaleza.

SALES, Lilia Maia de Morais et al. Relatório da pesquisa Virando o Jogo. Fortaleza: UNIFOR: UFC: FUNCAP: Governo do Estado do Ceará, 2022. Relatório de pesquisa com recomendações e resultados da edição 2 de Fortaleza.

SALES, Lilia Maia de Morais et al. Relatório da pesquisa Virando o Jogo. Fortaleza: UNIFOR: UFC: FUNCAP: Governo do Estado do Ceará, 2023. Relatório de pesquisa com recomendações e resultados da edição 3 de Fortaleza.

SANDEL, Michael. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Desafios e possibilidades para o futuro da Sociologia na educação básica. In: SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.). A sociologia na educação básica. São Paulo: AnnaBlume: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2017. p. 389-398.

SOUSA, Ana Maria Gonçalves. Sucesso escolar e o ensino de Sociologia: discursos e práticas numa escola pública de ensino médio. São Paulo: Dialética, 2023.

WEF. World Economic Forum. The global social mobility report 2020: equality, opportunity and a new economic imperative. Geneva: WEF, 2020. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/Global_Social_Mobility_Report.pdf Acesso em: 16 out. 2023.

» https://www3.weforum.org/docs/Global_Social_Mobility_Report.pdf

Publicado

2024-04-15

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Juventudes, itinerários e reflexividades

Como Citar

Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e273348. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273348por