A sala de aula foi o meu mundo: a carreira do magistério em São Paulo (1920-1950)

Autores/as

  • Wiara Rosa Rios Alcântara Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200002

Palabras clave:

Carreira docente, Trajetória, Magistério primário, Experiência docente

Resumen

Nas primeiras décadas do século XX, dá-se a implantação, a expansão e a estruturação do sistema público de ensino paulista republicano. A criação de uma rede de escolas impulsiona a organização da carreira docente pela necessidade de formação de professores capazes de tornar tal expansão mais eficiente. Nesse período, foi estabelecido um conjunto de leis que normatizavam o exercício da profissão, fazendo dos professores funcionários do Estado. Ao lado da organização do sistema educativo, portanto, foi-se organizando também a profissão docente. Objetiva-se, aqui, problematizar a carreira e o trabalho docente em São Paulo a partir da experiência e da trajetória da professora paulista Botyra Camorim, tomando seu itinerário como representativo, pois a identidade de uma classe, de uma profissão, não pode ser considerada evidente independentemente das trajetórias dos membros que a compõem. Nesse movimento, acompanhar os fios de tal itinerário particular, inserido em meadas de relações, permitiu perceber a multiplicidade das experiências docentes, a pluralidade dos contextos de referência e as tensões que configuram limites e possibilidades ao fazer cotidiano. O confronto de fontes primárias - autobiografias, romances e contos escritos por Botyra Camorim - com a legislação, textos de educadores e pesquisas evidenciou que não se deve perseguir apenas a uniformidade e a homogeneização dos professores, pois os significados atribuídos ao trabalho docente e os modos de vivenciá-lo ou executá-lo não são perenes, mas estão intimamente relacionados com as condições espaço-temporais de exercício da profissão.

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Publicado

2012-06-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

A sala de aula foi o meu mundo: a carreira do magistério em São Paulo (1920-1950). (2012). Educação E Pesquisa, 38(2), 289-305. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200002