Da vibração ao encontro com o outro: psicanálise, música e autismo

Autores

  • Marina Batista Souza Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)
  • Mae Soares da Silva Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)
  • Sandro Rodrigues Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)
  • Alexandra Avelar Tavares Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)
  • Karen Sousa Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)
  • Socorro Santos Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p299-318

Palavras-chave:

ateliê musical, autismo, psicanálise.

Resumo

O estudo, partindo do princípio de que o ritmo permeia a estruturação psíquica, investigou os efeitos de um ateliê musical como formador de laço entre crianças autistas e seus semelhantes. O ateliê, com encontros semanais, era formado por crianças de dois a quatro anos. Foram interventores: psicólogas, psicanalistas, uma professora de música, uma fonoaudióloga e estudantes de psicologia da Universidade Ceuma. Os resultados foram descritos por meio de um estudo de caso, discutido sob o referencial da psicanálise. Conclui-se que a linguagem musical pode auxiliar no estabelecimento de vínculos, sendo esta linguagem não ameaçadora e intrusiva. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Batista Souza, Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)

    Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise da Infância. Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), São Luís, MA, Brasil. 

  • Mae Soares da Silva, Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)

    Psicanalista. Docente e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise da Infância do Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), São Luís, MA, Brasil. 

  • Sandro Rodrigues, Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)

    Docente. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise da Infância do Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), São Luís, MA, Brasil. 

  • Alexandra Avelar Tavares, Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)

    Psicanalista. Docente e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise da Infância do Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), São Luís, MA, Brasil. 

  • Karen Sousa, Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)

    Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise da Infância. Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), São Luís, MA, Brasil. 

  • Socorro Santos, Centro Universitário do Maranhão (Ceuma)

    Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise da Infância do Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), São Luís, MA, Brasil. 

Downloads

Publicado

2017-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza, M. B., Soares da Silva, M., Rodrigues, S., Tavares, A. A., Sousa, K., & Santos, S. (2017). Da vibração ao encontro com o outro: psicanálise, música e autismo. Estilos Da Clinica, 22(2), 299-318. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p299-318