Neurociências e psicanálise

dialogando sobre o autismo

Autores

  • Marina da Rosa Vilani Centro Universitário da Serra Gaúcha
  • Ilvo Fernando Port Centro Universitário Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e da Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p130-151

Palavras-chave:

autismo, neurociências, psicanálise

Resumo

A partir de um entendimento integrativo entre psicanálise e neurociências, busca-se compreender a etiologia do autismo. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa que abarcou dados da história e do conceito de autismo por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório em bases de dados, periódicos e livros. Apesar das divergências acerca da etiologia e tratamento entre as áreas, algumas investigações desenvolvidas concluem que, quando uma criança nasce com vulnerabilidades orgânicas, estas podem afetar o exercício das funções parentais. Assim, poderá ocorrer a potencialização ou o surgimento de traços autísticos no âmbito psíquico e, também, neurobiológico, dado que o desenvolvimento orgânico ocorre concomitantemente à subjetivação.

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Biografia do Autor

  • Marina da Rosa Vilani, Centro Universitário da Serra Gaúcha

    Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, RS, Brasil.

     

  • Ilvo Fernando Port, Centro Universitário Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e da Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, RS, Brasil.

    Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor  do Centro Universitário Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e da Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, RS, Brasil.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

da Rosa Vilani, M., & Port, I. F. (2018). Neurociências e psicanálise: dialogando sobre o autismo. Estilos Da Clinica, 23(1), 130-151. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p130-151