Psicanálise e educação: da educação impossível ao melhor caminho possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p249-263

Palavras-chave:

psicanálise e educação, formação, desenvolvimento, Freud, Sigmund, Winnicott, D.W.

Resumo

Este artigo de revisão bibliográfica se inscreve no campo Psicanálise e Educação e visa a analisar o impossível da educação - como concebido por Freud - em sua interface com uma melhor educação possível em Winnicott. O estudo, que teve como base principalmente os referidos psicanalistas, apresenta o educador implicado subjetivamente como fundamental para o desenvolvimento do educando na medida em que possibilita, a quem se encontra em formação, que se identifique com a sociedade sem demasiado sacrifício da espontaneidade pessoal. Conclui-se que a importância da tarefa docente está muito além da aplicação de técnicas ou modelos didáticos, uma vez que a docência pressupõe a sujeição à experiência da formação humana, em nível inconsciente, sujeição que possibilita que uma educação suficientemente boa emerja a partir do real da educação.

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Biografia do Autor

  • Thiago de Camargo Nascimento, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    É jurista, psicanalista, consultor e educador. Mestrando em Educação (USP), psicanalista (SBPI) especializado em Neuropsicologia (FAMEESP), MBA em Gestão Estratégica: Desenvolvimento Humano de Gestores (FGV), especialização em Contratos e Técnicas de Negociação (PUC-SP), Graduado em Direito (Mackenzie), atua como consultor para pessoas físicas e jurídicas nas áreas de contratos e principalmente desenvolvimento de programas de ética e conformidade, com implantação, treinamentos e disseminação da cultura ética nas organizações. Atua também como psicanalista clínico para indivíduos e famílias. 

  • Douglas Emiliano Batista, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Possui Doutorado em Educação (USP, 2013); Mestrado em Educação (USP, 2008); Licenciatura em Filosofia (USP, 2006) e Graduação em Filosofia (USP, 1995). Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: educação e modernidade; educação e autoridade; ensino e transmissão. É professor efetivo da FE-USP no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) - área de Psicanálise e Educação. Ademais, é professor credenciado no Programa de Pós-Graduação da FE-USP. Integra o LEPSI (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - IP-FE-USP) bem como os respectivos Grupos de Pesquisa. E é editor associado da revista Estilos da Clínica. Integra as redes internacionais INFEIES (Argentina) e RUEPSY (França)

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Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nascimento, T. de C., & Batista, D. E. (2023). Psicanálise e educação: da educação impossível ao melhor caminho possível. Estilos Da Clinica, 28(2), 249-263. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p249-263