Uma juventude privada de escola: luto e sonhos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p162-174

Palavras-chave:

adolescentes, crises, escola, luto, futuro

Resumo

No contexto brasileiro de fechamento de escolas devido à pandemia da Covid-19, diante de múltiplas formas de crise social e de um projeto de destruição do país liderado pelas autoridades políticas, esta contribuição testemunha como os jovens que encontramos no momento da transição entre o ensino médio e a universidade no âmbito de um projeto de pesquisa viveram este período. As entrevistas realizadas trouxeram à tona a importante questão do relacionamento deles com a escola, enquanto instituição, nesse momento existencial de projeção. A pesquisa destaca o fato de que estes jovens foram capazes de atravessar estas crises se apoiando em uma forma de escola internalizada, um traço identificatório que tornou possível o trabalho psíquico do luto, permitindo-lhes não cair em um estado melancólico.

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Biografia do Autor

  • Marcella Siniscalchi, Université Paris 8 Vincennes Saint - Denis

    Psicóloga clínica. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), Mestranda em Ciências da Educação, Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis, Saint-Denis, França.

  • Ilaria Pirone, Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis

    Psicanalista. Docente de Ciências da Educação, Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis, Saint-Denis, França.

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Publicado

2023-08-20

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Artigos

Como Citar

Siniscalchi, M., & Pirone, I. (2023). Uma juventude privada de escola: luto e sonhos em tempos de pandemia. Estilos Da Clinica, 28(2), 162-174. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p162-174