La Rosa de Hiroshima en la voz y el cuerpo de Ney Matogrosso

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.157134

Palabras clave:

Ney Matogrosso, Rendimiento, Rosa de Hiroshima

Resumen

El presente trabajo analiza dos realizaciones de montajes performáticos de Ney Matogrosso distintas entre sí de la misma canción, "A Rosa de Hiroshima", compuesta a partir del poema de Vinícius de Moraes. Se aborda la trayectoria artística de Ney Matogrosso a partir de la construcción de su autonomía como artista en dos momentos: en el grupo Secos & Molhados y después de su carrera solista, en el show Olhos de Farol, en el período de 1973 y 1999, momentos en que realiza su composición en performance del poema "A Rosa de Hiroshima". Se observan rasgos peculiares de su identidad artística en un diálogo entre algunos prismas teóricos sobre la performance y el contexto de sus dos composiciones, buscando analizar los matices del movimiento del cuerpo, y su influencia en la resignificación del poema, en cada una de las versiones compuestas por el artista.

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Biografía del autor/a

  • João Victor Medeiros Barbosa, Cesmac

    Graduado pela Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA-CESMAC) em 2012. Pós-graduado em Direito Tributário em 2016, pela Faculdade Damásio de Jesus. Pós-graduado em Direito Constitucional Aplicado em 2018, pela Faculdade IBMEC São Paulo e Instituto Damásio de Jesus. Atualmente, Pós-graduando em Direito Público com ênfase em Gestão Pública, pelo Instituto Damásio de Jesus. Professor de Direitos Humanos e Direito do Trabalho. Advogado. Foi Membro da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas, gestão 2016/2018. É Vice-Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogado do Brasil seccional Alagoas, gestão 2019/2021.

  • Kamilla Maria Medeiros Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

    Graduada em Letras - Português pela Universidade Federal de Alagoas em 2018. Foi membro, entre 2012 e 2014, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/Letras/Capes/UFAL), que tem como objetivo promover a inserção dos estudantes da universidade no contexto das escolas públicas do Estado desde o início da sua formação acadêmica. 
Foi membro do Programa de Educação Tutorial (PET/Letras/Mec/UFAL), 2014 a 2016, que tem como objetivo formular estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes. Professora de Redação.

Referencias

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Publicado

2020-10-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

La Rosa de Hiroshima en la voz y el cuerpo de Ney Matogrosso. (2020). Revista Geografia Literatura E Arte, 2(1), 125-140. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.157134