Relendo "A musicológica Kamayurá" de Rafael José de Menezes Bastos: 40 anos para além de uma antropologia sem música e de uma musicologia sem homem

Autores

  • Tatyana de Alencar Jacques Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116379

Resumo

A obra de Rafael José de Menezes Bastos A Musicológica Kamayurá está prestes a completar 40 anos. Inicialmente, foi apresentada como Dissertação de Mestrado em outubro de 1976, ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, orientada por Peter Silverwood-Cope, DavidPrice e Roque de Barros Laraia. Foi publicada pela primeira vez pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em 1978, com tiragem limitada que se esgotou rapidamente e, conforme Anthony Seeger, “circulou de mão em mão” e foi “guardada como tesouro por aqueles que puderam obter seu próprio exemplar” (Seeger 1999, 13). Em 1999, a obra recebeu sua segunda edição, segundo Menezes Bastos, quase ipsis litteris em relação à primeira, publicada pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, onde seu autor é professor desde 1984.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatyana de Alencar Jacques, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

    Graduada em Música (piano) pela UDESC (2002), Mestre (2007) e Doutora (2014) em Antropologia Social pela UFSC e pesquisadora do Núcleo Arte, Cultura e Sociedade da América Latina e Caribe (MUSA) do PPGAS/UFSC.

Publicado

2016-06-23

Edição

Seção

T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas

Como Citar

Jacques, Tatyana de Alencar. 2016. “Relendo ‘A musicológica Kamayurá’ De Rafael José De Menezes Bastos: 40 Anos Para além De Uma Antropologia Sem Música E De Uma Musicologia Sem Homem”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116379.