Saberes em jogo: a criação do videogame Huni Kuin: Yube Baitana

Autores

  • Guilherme Pinho Meneses Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós Graduação em Antropologia Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129176

Palavras-chave:

Kaxinawá, Videogame, Criatividade, Tecnologia, Conhecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de desenvolvimento do videogame Huni Kuin: Yube Baitana (os caminhos da jiboia) por antropólogos, programadores e artistas de São Paulo (SP) e indígenas do povo Huni Kuĩ (Kaxinawá) do Rio Jordão (AC), visando descrever o seu processo de construção, bem como os conhecimentos, transformações e criatividades empreendidas no projeto. Também se pretende, a partir de uma breve apresentação de questões, a exemplo de formas de circulação de saberes, direitos autorais, pacto etnográfico, registro e tecnologia entre povos indígenas, colocar indagações iniciais acerca do estatuto do novo objeto, de usos e usuários potenciais, bem como de certas implicações jurídicas, educacionais e antropológicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Pinho Meneses, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós Graduação em Antropologia Social

    Doutorando em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É Mestre em Antropologia Social (2014) e Bacharel em Ciências Sociais (2011) também pela USP, Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP, 2010) e membro do Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares (LAPOD), do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP), do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU) e da comissão editorial da Enciclopédia de Antropologia (E A). Recentemente, foi coordenador do projeto de criação do videogame Huni Kuin: Yube Baitana com os índios Kaxinawá do Rio Jordão, Acre.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Saberes Em Jogo: A criação Do Videogame Huni Kuin: Yube Baitana”. 2017. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 2 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129176.