Napoli è mille colori. A cidade fervilhante: de Il paese di Cuccagna de Matilde Serao à narrativa de Maurizio de Giovanni

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i47p64-86

Palavras-chave:

Nápoles, Paisagem, Pessoas, Serao, De Giovanni

Resumo

Entre as cidades mais frequentemente “atravessadas” pela literatura dos séculos XIX e XX, Nápoles ocupa um lugar importante. Descrito pelos seus filhos e por viajantes de passagem, em romances e reportagens, imortalizado em representações de vários tipos - desde as vistas de Pitloo a telas de Migliaro, da fotografia à cinematografia (de Il sindaco del rione Sanità de Mario Martone), ao último Sorrentino em It was the Hand of God, através de dois “estrangeiros"ì” como Turturro e Ozpetek, directores de Passione e Napoli velata respectivamente), Nápoles é descrita de mil maneiras diferentes, mas nunca de forma asséptica. Dois elementos essenciais nunca faltam na história da cidade: o olhar do observador e o elemento humano, que é uma parte integrante da paisagem. Evocada mesmo na música (de Marechiare a Napul’è de Pino Daniele), a cidade permanece um mistério inefável para os seus próprios habitantes e a sua visão é refractada em mil imagens, do preto e branco à cor, cada uma das quais contendo um pedaço de verdade. A contemplação extasiante, de cima, do Golfo e do Vesúvio, é contrastada em baixo, tanto na escrita como nas representações visuais, com becos escuros, ruas cheias de vida, amor e dor, esperança e resignação, luxo e miséria. Este será o caminho que nos conduzirá, do século XIX ao século XXI, da tumultuosa cidade de Matilde Serao’s Paese di Cuccagna até à igualmente animada cidade de Maurizio de Giovanni, sem que Nápoles tenha perdido a sua capacidade de surpreender e de ser contada nos seus milhares de cores diferentes.

Biografia do Autor

  • Loredana Palma, Università "L'Orientale" Napoli

    É licenciada em Literatura Clássica e doutorada em Estudos Italianos pela Universidade de Nápoles "Federico II". Professora titular em escolas secundárias, trabalhou durante vários anos como professora contratada na Universidades de Nápoles 'L'Orientale' e Federico II. Os seus principais interesses de investigação são o jornalismo do século XIX e o feuilleton, ao qual tem dedicado numerosos ensaios em revistas e livros, com particular ênfase em Vincenzo Torelli e Francesco Mastriani. Também já lidou em várias ocasiões com autores dramáticos italo-americanos que se mudaram para os Estados Unidos no início do século XX e com mulheres escritora. Em 2020 curadoria a exposição na Biblioteca Nacional de Nápoles Francesco Mastriani. De Nápoles a Nova Iorque, do jornal ao drama radiofónico.

Referências

DE GIOVANNI, M., I bastardi di Pizzofalcone, Torino, Einaudi, 2013.

DE GIOVANNI, M., La condanna del sangue. La primavera del commissario Ricciardi [2008], Torino, Einaudi, 2012b.

DE GIOVANNI M., Per mano mia. Il Natale del commissario Ricciardi, Torino, Einaudi, 2011.

DE GIOVANNI, M., Il senso del dolore. L’inverno del commissario Ricciardi [2007], Torino, Einaudi, 2012a.

MASTRIANI, F., Il mio cadavere, Napoli, Omnibus, 1852.

SAVIANO, R., Gomorra. Viaggio nell'impero economico e nel sogno di dominio della camorra, Milano, Mondadori, 2006.

SERAO, M., All’erta, Sentinella! Terno secco-Trenta per cento-O Giovannino o la morte. Racconti napoletani, Milano, Baldini & Castoldi, 1904.

SERAO, M., Il paese di Cuccagna. Romanzo napoletano [1889-1891], De Caprio, C. (a cura di), Napoli, Partagées, 2004.

SERAO, M., Il romanzo della fanciulla, Milano, Treves, 1886.

SERAO, M., Il ventre di Napoli, Milano, Treves, 1884.

PUBBLICAZIONI ONLINE:

CATÀ C., "Non ti disunire". Mistero e grandezza della battuta cult di Sorrentino. In: HuffPost Italia. Disponibile a: "Non ti disunire". Mistero e grandezza della battuta cult di Sorrentino - HuffPost Italia (huffingtonpost.it). Access in: 23 apr. 2022.

FILM E MATERIALE ICONOGRAFICO:

Film:

DE SICA, V. Il Giudizio Universale, Francia e Italia, De Laurentiis, 1961, 98’

GARRONE, M. Gomorra, Italia, Fandango, 2008, 137’.

LOY, N. Mi manda Picone, Italia, Medusa, 1983, 120’.

MARTONE, M. Il sindaco del rione Sanità, Italia, Indigo film, 2019, 115’.

MARTONE, M. Qui rido io, Italia e Spagna, Indigo film, 2021, 133’.

OZPETEK, F., Napoli velata, Italia, Warner Bros Italia, 2017, 113’.

RUBINI, S. I fratelli De Filippo, Italia, Rai Cinema, 2021, 139’.

SORRENTINO, P. È stata la mano di Dio, Italia, The Apartment,130’.

SORRENTINO, P. La grande bellezza, Italia e Francia, Indigo film, 2013, 143’.

TURTURRO, J. Passione, Italia e Stati Uniti, Skydancer, 2010, 90’.

Televisione:

ARISTARCO, T. (regista). Mina Settembre (serie televisiva), Italia, Rai Fiction, 2021.

CARLEI, C. – D’ALATRI, A. – VULLO, M. (registi). I bastardi di Pizzofalcone (serie televisiva – 3 stagioni), Italia, Rai Fiction, 2017-2021.

CIPOLLITTI, G. (regista), Ulisse: Il piacere della scoperta. I mille segreti di Napoli, Italia, Rai, 2015.

CIPOLLITTI, G. (regista). Meraviglie – La penisola dei tesori [puntata su Napoli], Italia, Rai, 2022.

CIPOLLITTI, G. (regista). Stanotte a Napoli, Italia, Rai, 2021.

COSTANZO, S. – ROHRWACHER, A. – LUCHETTI, D. L’amica geniale (serie televisiva – 3 stagioni), Italia e Stati Uniti, Fandango e Wildside, 2018-2022.

D’ALATRI, A. – TESCARI, G. (registi). Il commissario Ricciardi (serie televisiva), Italia, Rai Fiction, 2021.

PELLEGRINI, L. (regista). Carosello Carosone (film TV), Italia, Rai Fiction, 2021.

SOLLIMA, S. – COMENCINI, F. – CUPELLINI, C. – GIOVANNESI, C. – D’AMORE, M. (registi). Gomorra (serie televisiva 5 stagioni), Italia, Sky – Cattleya – Fandango, 2014-2021.

Sculture:

SAMMARTINO, G. Cristo velato, 1753, marmo [collocazione: Cappella Sansevero, Napoli].

Dischi:

Campi Flegrei. BENNATO, E., Ricordi, 1973, vinile, 4:19.

Marechiare. DI GIACOMO, S. e TOSTI, F. P., 1886.

Munasterio ’e Santa Chiara. GALDIERI, M. e BARBERIS, A., 1945.

Napul’è. DANIELE, P., EMI, 1977, CD, vinile, 3:47.

Nisida. BENNATO, E., Ricordi, 1982, vinile, 5:15.

’O paese d’’o sole. D’ANNIBALE, V. e BOVIO, L., 1925.

Pusilleco addiruso. MUROLO, E. e GAMBARDELLA, S., Bideri, 1904.

Santa Lucia luntana. MARIO, E. A., 1919.

Torna a Surriento. DE CURTIS, E. e DE CURTIS, G., 1894.

Tu ca nun chiagne. DE CURTIS, E. e BOVIO, L., La Canzonetta, 1915.

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Palma, L. (2023). Napoli è mille colori. A cidade fervilhante: de Il paese di Cuccagna de Matilde Serao à narrativa de Maurizio de Giovanni. Revista De Italianística, 47, 64-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i47p64-86