O perfil do pai cuidador

Autores

  • Ana Lúcia M. de Rezende
  • Ilca L.K Alonso

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38153

Palavras-chave:

papéis sociais, maternidade, paternidade, cuidados infantis.

Resumo

Neste estudo, procuramos esboçar o perfil de alguns homens-pais que desejavam participar dos cuidados de seus filhos lactentes. Buscamos detectar as suas expectativas, dificuldades, gratificações, percepções e sentimentos com relação aos atos de paternar o filho. Este estudo foi desenvolvido através da análise de dados obtidas na observação e nos depoimentos apresentados em 18 entrevistas realizadas com homens-pais, usuários de uma unidade básica de saúde, em Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados demonstraram que atualmente, os homens parecem estar desejando se envolver mais proximamente nos cuidados das crianças; no entanto, em muitas situações, esta nova face da paternidade não é compreendida e nem estimulada por parte das mulheres e da equipe de profissionais da saúde. Os autores almejam que este estudo possa contribuir para aprimorar a qualidade da assistência às crianças em processo de crescimento e desenvolvimento, com destaque à importância da inclusão dos homens-pais nos programas de assistência à saúde infantil; para tanto, faz-se necessária uma atitude reflexiva por parte dos profissionais de saúde, no cotidiano da sua prática profissional.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia M. de Rezende
    Enfermeua. Doutora, Pesquisadora do CNPq, junto ao Departamento de Enfermagem da UFSC.
  • Ilca L.K Alonso
    Enfermeira, Profa. do Depto. de Enfermagem da UFSC.

Referências

Alonso ILK. Buscando caminhos para viver saudável: uma proposta educativa de enfermagem voltada às mulheres “mães de primeira viagem” em seus enfrentamentos cotidianos. Santa Catarina, 1994. [Dissertação de Mestrado em Assistência de Enfermagem - Universidade Federal de Santa Catarina].

Correia A, Sciascia G. Manual de direito romano. 4ªed. São Paulo, Saraiva, 1961.

Decia P. Homens brigam para ajudar a criar os filhos. Folha de São Paulo, São Paulo, 13, ago.1995. Cotidiano, p. 3-3.

Esperto SPA. Histoire de la familles desorigines à nous jours. Paris, Editions des Connaissances Modernes. ECM, 1971.

Farge A. Famílias – a honra e o sigilo. In: Ariès P, Duby G. História da vida privada. v.3. São Paulo, Companhia das Letras, 1991.

Mendras E. Etudes de sociologia rurale – nous et virgin. Paris, Arnaud Colis, 1953.

Perrot M. Figuras e papéis. In: Ariès P, Duby G. História da vida privada. v. 4. São Paulo, Companhia das Letras, 1991.

Prost A. Fronteiras e espaços do privado. In: Ariès P, Duby G. História da vida privada. v. 3 São Paulo, Companhia das Letras, 1991. Veyne PO. O Império Romano. In: Ariès P, Duby G. A história da vida privada. v. 1. São Paulo, Companhia das Letras, 1989.

V. S. D. (Vandredi, Samedi, Dimarche). Qui por-te la culotte. Paris, 25-31, oct., 36-44, 1990.

Downloads

Publicado

1995-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização