O papel do adulto e da criança como parceiros do desenvolvimento em Vygotsky

Autores

  • Eulina da Rocha Lordelo

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38574

Palavras-chave:

Vygostky, interação adulto-criança, interação criança-criança, parcerias desenvolvimentais.

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre o papel do adulto e da criança como parceiros desenvolvimentais, à luz da perspectiva vygotskiana e de estudos empíricos que tratam das parcerias adulto- criança e criança-criança e dos seus efeitos para o desenvolvimento. São apresentados alguns resultados de investigações identificando um papel privilegiado do adulto no desenvolvimento da criança, ao lado de outros trabalhos que apontam a alta prioridade motivacional da outra criança como parceiro da brincadeira, bem como efeitos positivos do contato entre crianças no desempenho cognitivo e social. Argumenta-se contra posições mutuamente excludentes, apresentando a literatura que confirma efeitos diferentes e, talvez, complementares, dos dois tipos de experiência.

Biografia do Autor

  • Eulina da Rocha Lordelo
    Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Departamento de Psicologia Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Apoio Capes.

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Publicado

1998-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização