Juventude interativa: cidadania contra o racismo
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.39429Palavras-chave:
Juventude negra, Multiplicadores de cidadania, Prevenção, Vulnerabilidade.Resumo
A discriminação racial vigente na sociedade influencia a construção das identidades jovem e étnica, afetando ainda as relações de género. Na chamada sociedade global, percebese o aumento dos conflitos sociais, marcados principalmente pela desigualdade das oportunidades. Somente através da percepção das diferenças é que se pode construir a igualdade. O objetivo do presente artigo é tratar os temas Sexualidade e Drogas, concomitantemente a um terceiro tema, a Cidadania, através da tomada de consciência dos direitos e deveres individuais que afetam a coletividade. O público-alvo foram alunos dos Cursos Pré-Vestibulares direcionados à população de baixa renda, prioritariamente negra, interessada em estudar na USP. Foram selecionanados os alunos de ambos os sexos interessados em participar do Projeto JUVENTUDE lNTERA 71 VA. Eles atuaram como agentes multiplicadores de informação junto a outros jovens que terão a chance de vir a conhecer o Projeto. O núcleo temático das aulas, oficinas e produção de textos priorizou a construção positiva das identidades jovem e étnica, calcada no conhecimento da cosmovisão africana sobre a sexualidade, o corpo, a fertilidade, além das noções básicas sobre saúde, beleza, autoestima, prazer, equilíbrio fisico e mental.Downloads
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