Crônicas, desenhos, poesias e escritos de alunos negros, de duas escolas Públicas Paulistanas
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.39455Palavras-chave:
Relações raciais, Gênero, Juventude da periferia, Educação, Negros e negras, Hip hop, Exclusão social, Preconceito, Racismo, Escola pública.Resumo
Este artigo relata e discute a etapa atual de um estudo de cunho antropológico - financiado pela FAPESP- que visa produzir conhecimento científico e propiciar ações pedagógicas em duas escolas públicas da periferia paulistana. Os temas abordados são as relações raciais e a dinâmica de género: o objetivo principal é torná-los prioritários no processo de aprendizado das escolas, visando melhorar a auto-estima dos alunos e alunas e a sua consciência e atuação cidadã.Downloads
Referências
Abaurre MBM, Fiad RS, Mayrink-Sabinson MLT. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, Associação de Leitura do Brasil(ALB): Mercado de Letras, 1997.
Almeida MV. Senhores de si: uma interpretação antropológica da masculinidade. Lisboa, Fim de Século Edições, 1995.
Almeida MV, Corrêa M, Piscitelle A. Entrevista com Miguel Vale de Almeida. In: Cadernos PAGU: Trajetórias do gênero, masculinidades, 11: 201-229, 1998.
Cavalleiro E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação racial na educação infantil. São Paulo, 1998. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo].
Ferreira MCL. Nas trilhas do discurso: a propósito de leitura, sentido e interpretação. In: Orlandl EP. (Org.). A leitura e os leitores. Campinas, Pontes, 1998. p.201-208.
Lima HP. Histórias da Preta. São Paulo, Cia. das Letrinhas, 1998.
Niemeyer AM. Revisitando a prática pedagógica: relações Inter étnicas na escola pública da cidade de São Paulo. Projeto/FAPESP,1997. [Elaborado em conjunto com José Carlos Gomes da Silva].
Niemeyer A. M. d. Um outro retrato: imagens de migrantes favelados. In: Feldman-Bianco B, Leite MLM. Desafios da imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas, Papirus, 1998. p.225-265.
Niemeyer AM. Relações raciais e de gênero apreendidas através da atribuição de apelidos depreciativos. Simpósio Internacional: Gênero e relações Inter étnicas entre a juventude das cidades contemporâneas. Campinas, UNICAMP/Rockefeller Foundation, 1998.
Orlandi EP. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. Campinas, Editora da UNICAMP, 1992.
Possenti S. Os humores da lingua: análises lingüísticas de piadas. Campinas, Mercado de Letras, 1998.
Schwarcz LM. Questão racial no Brasil. In: Schwarcz LM, Reis LVS.(Orgs.). Negras imagens. Ensaios sobre cultura e escravidão no Brasil. São Paulo, Estação Ciência/EDUSP, 1996. p. 153-177.
Silva MV. O dicionário e o processo de identificação do sujeito. In: Guimarães E, Orlandi EP. Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas, SP: Pontes, 1996.p. 151-162.
Silva JCG. Rap na cidade de São Paulo: música, etnicidade e experiência urbana Campinas, 1998. [Tese de Doutoramento - Departamento de Ciências Sociais do IFCH/UNICAMP].
Silva JCG. Arte e educação: a experiência do movimento Hip Hop paulistano. In: Andrade EN. (Org.). Rap e educação, rapé educação. São Paulo, Selo Negro,1998. p.23-38.
Silveira Jr NE. Superfícies Alteradas. Uma cartografia dos grafites na cidade de São Paulo. Campinas, 1991. [Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Campinas, UNICAMP, PPGAS].
Singer PI. Um mapa da exclusão social no Brasil. In: Queiroz JJ. et al. Modernidade. globalização e exclusão. São Paulo, Editora Imaginário, 1996. p. 75-113.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis