AVALIAÇÃO DO TEMPERAMENTO AOS 13 E AOS 24 MESES ATRAVÉS DO RELATO DA MÃE: VALIDAÇÃO DA VERSÃO PORTUGUESA DO INFANT CHARACTERISTICS QUESTIONNAIRE
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.50394Palavras-chave:
validação, temperamento, infância, avaliação.Resumo
O temperamento é considerado um conjunto de traços individuais, com origem em parte biológica, que sedemonstram desde a infância precoce e que apresentam algum grau de continuidade ao longo do tempo.Desta forma, e uma vez que a avaliação do temperamento permite compreender de forma mais aprofundadao funcionamento da criança, torna-se necessária e relevante a validação de instrumentos que permitamrecolher este tipo de informação nos mais variados contextos. Os estudos que aqui se apresentam estãoinseridos num projecto de investigação mais amplo que visa conhecer melhor o desenvolvimento decrianças com idades compreendidas entre os 0 e os 60 meses de idade. Mais especificamente, os doisestudos mencionados têm como objectivo geral validar o Infant Characteristics Questionnaire (ICQ1)para os 13 e para os 24 meses de idade para a população portuguesa, junto de mães. Assim, recorreusea duas amostras de conveniência. A primeira amostra é composta por 289 bebés com idadescompreendidas entre os 11 e os 20 meses de idade (Estudo 1), e a segunda amostra é composta por 398crianças com idades entre os 21 e os 32 meses de idade (Estudo 2). As duas amostras foram recolhidasem creches e jardins-de-infância da zona Norte de Portugal Continental. Durante o processo de recolhade dados, para além do preenchimento do ICQ1, foi solicitado à que mãe completasse uma ficha sóciodemográfica com informação relativa a si, à criança e à gravidez. Os objectivos específicos deste estudoforam avaliar as qualidades psicométricas das duas versões deste instrumento quanto à validade deconstructo e quanto à consistência interna. Os resultados aqui apresentados demonstram que se alcançaramsoluções factoriais adequadas quer para a versão do ICQ1 dos 13 meses quer para a dos 24 meses juntodas mães. Para além disso, os níveis de consistência interna das dimensões obtidas são, no geral,adequados.Downloads
Referências
Bates J, Freeland C, &Lounsbury M.Infant Characteristics Questionnaire. Indiana University. (1979).
Bates, J. Concepts and Measures of Temperament. In Kohstamm, GA, Bates, JE &Rothbart, MK (editors). Temperament in Childhood. New York. Wiley & Sons; 1989 pp. 3-25.
Vaughn D, Bost K. Attachment and temperament. In Cassidy, & Shaver (editors). Handbook of Attachment. New York. Wiley & Sons; 1999.
Pires, A. A percepção que a mãe tem do temperamento do bebé: Desenvolvimento da percepção e a sua relação com o comportamento da criança, e com o comportamento, irritabilidade e auto-eficácia maternas [dissertation]. Oporto: Faculty of Psychology and Education, UniversityofOporto; 1997.
Martins E. Regulação emocional diádica, temperamento e nível de desenvolvimento aos 10 meses como preditores da qualidade da vinculação aos 12/16 meses [thesis]. Braga: SchoolofPsychology, Universityof Minho; 2007.
Bates J. Concepts and Measures of Temperament. In Kohstamm, GA, Bates, & JE, Rothbart, MK (editors). Temperament in Childhood. New York. Wiley & Sons; 1989. p. 3-25.
Bates J, Freeland C,&Lounsbury M. Measurement of Infant Difficulties. Child Development. 1999; 50: 794-803.
Lee C,& Bates J. Mother-Child Interaction at Age Two Years and Perceived Difficult Temperament. Child Psychology. 1985; 56: 1314-1325.
Bates, J. (s/d). Information on the Infant Characteristics Questionnaire. Unpublished manuscript. Indiana University.
Bates J E, &Bayles K. Objective and subjective components in mother's perceptions of their children from age 6 months to 3 years. Merril-Palmer Quarterly. 1984; 30: 111-130.
Lemelin J, Tarabulsy G, Provost M, Fournier M, Robitaille J,&Hémond I. Le Questionnaire d'évaluation du comportement de l'enfant: version canadiennefrançaise du Toddler Behavior Assessment Questionnaire. Canadian Journal of Behavioral Science. 2007; 39 (4): 291-300.
Rothbart M. Temperament and Development. In: Kohstamm G, Bates J, &Rothbart M, editors. Temperament in Childhood. New York. Wiley e Sons; 1989. P.87-236.
Janda L. Psychological testing: theory and applications. Massachusstes: Ally e Bacon; 1998.
Tsai J, Levenson R, &McCoy K. Cultural and temperament variation in emotional response. Emotion. 2006; 6 (3): 484-497.
Bates, J, Freeland, C, &Lounsbury, M. Measurement of Infant Difficulties. Child Development. 1979; 50: 794-803.
Janson, H&Mathiesen, K. Temperament Profiles From Infancy to Middle Childhood: Development and Associations With Behavior Problems. Developmental Psychology. 2088; 44: 1314 - 1328.
Rothbart, M, & Bates, J. Temperament In Diamond & N. Eisenberg, Handbook of child Psychology: Social, emotional and personality development (Vol.3). New York: Wiley. 1998: 105-162.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis