Ensino de Português para Nativos e Estrangeiros: na Prática, a Teoria é Outra

Autores

  • Maria Helena da Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p25-40

Resumo

Este artigo apresenta diferentes momentos do ensino de línguaportuguesa para nativos e estrangeiros, procurando pontos de contato entreambos. Esse percurso metodológico destaca noções ligadas ao sistema e ao usoda língua, além de explicar os métodos da gramática e tradução, oaudiolingual e, com maior ênfase, a abordagem comunicativa. A análise dessasformas de ensino revela a centralização ainda vigente em propostasgramaticalistas, apesar de as investigações teóricas já terem questionado essetipo de abordagem. Após refletir sobre as causas do pouco aproveitamento daspesquisas na sala de aula, propõem-se maneiras de reverter a distânciaobservada entre os avanços teóricos e a prática pedagógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-09-04

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

NÓBREGA, Maria Helena da. Ensino de Português para Nativos e Estrangeiros: na Prática, a Teoria é Outra. Linha D’Água, [S. l.], n. 23, p. 25–40, 2010. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i23p25-40. Disponível em: https://www.journals.usp.br/linhadagua/article/view/37334.. Acesso em: 28 mar. 2024.