Montagem, realismo, modernidade: uma leitura de Berlin Alexanderplatz, de Alfred Dōblin, à luz de considerações de Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210615Palavras-chave:
Berlin Alexanderplatz, Alfred Döblin, Dadaísmo, Montagem, RealismoResumo
Este artigo tem por objetivo oferecer uma análise do romance Berlin Alexanderplatz, do escritor alemão Alfred Döblin, publicado em 1929, à luz das considerações feitas por Walter Benjamin em seu texto “A crise do romance - Sobre Berlin Alexanderplatz, de Döblin (1930)”. A partir de comentários iniciais a respeito do narrador do livro, examinamos qual o papel desempenhado pela montagem, enquanto recurso formal, na estrutura da obra e as consequências que seu uso traz à forma do romance, sobretudo no que diz respeito à constituição da voz narrativa. Para tanto, será realizada uma breve introdução à teoria do conceito de montagem, que desemboca com a sugestão de relações possíveis entre o livro de Döblin e o dadaísmo berlinense, com fins a delinear os contornos do ambiente no qual o romance foi escrito, sinalizando sua pertinência, a um só tempo, às questões mais prementes da época e aos anseios pela renovação da forma romanesca no início do século XX. Ao longo de todo o texto, será abordada a relação complexa entre Berlin Alexanderplatz e a tradição realista na literatura.
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