As “Inimagens” de Eduardo Kac e a fotografia experimental no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p205-224

Palavras-chave:

Fotografia Experimental, Fotografia Brasileira, Transgressão, Eduardo Kac

Resumo

O artigo busca contribuir para a história da fotografia experimental brasileira através de uma reflexão acerca da série fotográfica “Inimagens” (1983), de Eduardo Kac. Para tal, faremos uma breve contextualização de como esse trabalho se insere na trajetória artística de Kac e, também, na história da fotografia experimental brasileira. Em um segundo momento, discutiremos mais detidamente as imagens que compõem a série, fazendo uma reflexão sobre o gesto experimental na arte fotográfica a partir das noções de transgressão e informe, operacionalizadas por Georges Bataille, Michel Foucault e Georges Didi-Huberman.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victa de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Nina Velasco e Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

    Nina Velasco e Cruz é professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do curso de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco. Sua tese de doutorado, defendida em 2004 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, discorreu sobre o tema das relações entre Arte, Ciência e Comunicação. Nos últimos anos, seus projetos de pesquisa centram-se na questão da temporalidade das imagens técnicas, tendo publicado diversos artigos a esse respeito.

Referências

Benjamin, W. (2012). A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In T. Capistrano (Org.), Benjamin e a obra de arte. Técnica, imagem, percepção (pp. 9-40). Rio de Janeiro: Contraponto.

Bonanos, C. (2012). Instant: the story of Polaroid photography. Princeton Architectural Press.

Buse, P. (2016). The camera does the rest: How Polaroid changed photography. The University of Chicago Press.

Brissac, N. Noturnos. In C. Vasconcellos, Noturnos São Paulo. Bookmark.

Brizuela, N. (2018). What’s the matter with photography? In N. Brizuela, J. Roberts (Orgs.), The matter of photography in the Americas (pp. 14-39). Stanford Press.

Brizuela, N., & Roberts, J. (2019). Photography at its limits. [Catálogo da exposição]. Houston Center for photography.

Cannabrava, I., & Navarrete, J. A. (2022). Foto Cine Clube Bandeirante. Itinerários Globais estéticas em transformação. [Catálogo da exposição]. Almeida e Dale.

Carvalho, V. (2005). Foto-grafias impossíveis: o desafio das imagens fantasmas. Revista Stadium. https://www.studium.iar.unicamp.br/22/02.html

Costa, H., & Rodrigues, R. (1995). A fotografia moderna no Brasil. Editora UFRJ; IPHAN; FUNARTE.

Cruz, N. V. (2005). Comunicação, arte e ciência: as experiências de Eduardo Kac e Christa Sommerer e Laurent Mignonneau [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro].

Didi-Huberman, G. (2015). A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Contraponto

Diegues, I., & Ortega, E. (2013). A Fotografia na Arte Brasileira Séc. XXI. Cobogó.

Dubois, P. (1993). O ato fotográfico e outros ensaios. Papirus.

Fatorelli, A. (2013). Fotografia Contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Senac Nacional.

Fatorelli, A. (2003). Fotografia e Viagem. Entre a natureza e o artifício. Relume Dumará.

Flusser, V. (2002). Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Relume Dumará.

Foucault, M. (2009). Prefácio à transgressão. In A. S. Motta (Org.), Coleção Ditos e Escritos III: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema (pp. 28-46). Forense Universitária.

Guibert, H. (1981). L’image fantôme. Les Éditions de Minuit.

Indrisek, S. (2017). A brief history of polaroid in Art, from Ansel Adams to Andy Warhol (and beyond). Revista Artsy. https://www.artsy.net/article/artsy-editorial-history-polaroids-art-ansel-adams-andy-warhol

Kac, E. (2004). Luz e Letra: ensaios de arte, literatura e comunicação. Contracapa.

Kac, E. (1994). Eduardo Kac – the aesthetic of the dialogue [Entrevista a Simone Osthoff]. Revista do Mestrado de Arte e Tecnologia da Imagem, 0. http://www.ekac.org/intervcomp94.html

Kac, E. (2013). O Movimento de Arte Pornô: a aventura de uma vanguarda dos anos 80. Revista ARS, 11(22), 31-51.

Kac, E. (1984, 20 de fevereiro). Na saída do túnel, o ‘Cro-Magno’ de Kac. O primeiro art door exibido no Rio. Jornal O Globo.

Kraus, R. (2002). Corpus deliciti. In M. Lo (Ed.), Lo fotográfico: por uma teoria de los desplazamientos (pp. 171-204). Barcelona: Editorial Gustavo Gilli.

Poivert, M. (2010). La photographie contemporaine. Flammarion.

Poivert, M. (2017). Preface. In M. Lenot (Ed.), Jouer contre les appareils: de la photographie experimentale (pp. 9-14). Éditions Photosynthèses.

Vasquez, P. (1986). Polaroid – o domínio do imaginário. In Catálogo da exposição Polaroid: Imagens Instantâneas. Funarte/Instituto Nacional de Fotografia.

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Carvalho, V. de, & Cruz, N. V. e. (2023). As “Inimagens” de Eduardo Kac e a fotografia experimental no Brasil. MATRIZes, 17(2), 205-224. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p205-224