Procedimento para cálculo experimental da posição do centro de gravidade de veículos rodoviários
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2019.152960Palabras clave:
Centro de gravidade, Raio de giro, Segurança, CaminhõesResumen
A posição do centro de gravidade de veículos rodoviários está diretamente relacionada com a segurança. Além de ser um fator influente na dirigibilidade e no conforto da suspensão (devido à sua influência no momento de inércia), o limite no qual o veículo pode fazer uma curva sem capotar é função apenas da velocidade, do atrito com a pista e da altura do centro de gravidade. Para veículos de grande porte este último possui a maior influência. Um procedimento simples para medir experimentalmente esta posição é detalhadamente explicado. Esse procedimento é igualmente preciso e possível de ser adaptado em veículos com geometrias diferentes, nos quais é difícil posicionar as células de carga.
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Referencias
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Derechos de autor 2019 Ciro Kandi Taniguchi Onuki
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