Sobre Precarização, Flexibilização e Intensificação do Trabalho do Educador Ambiental: Percursos na Formação e na Atuação Profissional

Autores

  • Cláudia Lino Piccinini Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n2.p67-82

Resumo

Considerando-se o conceito de trabalho na perspectiva da economia e da sociologia do trabalho, vamos analisar trajetórias profissionais e de formação - inicial e continuada - a partir de narrativas baseadas nas memórias de profissionais de educação ambiental. Buscamos relacionar escolhas profissionais, necessidades de amplificação da qualificação e inserção no mundo do trabalho. Ocorre que, em diversos casos, amplia-se a capacidade de realizar trabalho, através do aumento da especialização. Conclui-se que no transcurso de formação e de exercício profissional ocorrem diversas mudanças no tipo de trabalho realizado – educação não formal/formal – nos setores privado/público, trabalho voluntário/trabalho assalariado, ampliação dos loci de atuação, acúmulo de funções com  intensificação das jornadas de trabalho, precarização e flexibilização das relações de trabalho, dentre outras.

Palavras-chave: Trabalho. Qualificação. Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Lino Piccinini, Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação

    Doutora em Educação

    Departamento de Didática

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Publicado

2015-01-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Piccinini, C. L. (2015). Sobre Precarização, Flexibilização e Intensificação do Trabalho do Educador Ambiental: Percursos na Formação e na Atuação Profissional. Pesquisa Em Educação Ambiental, 9(2), 67-82. https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n2.p67-82