Conhecimento disciplinar: (im)possibilidades do discurso sobre a problemática ambiental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p29-48Palavras-chave:
Discurso, Disciplina, EpistemeResumo
Este ensaio apresenta a crise ambiental como um resultado do modo de vida da sociedade capitalista, que abrange os três "registros ecológicos" que constituem o ser humano: o do ambiente, o social eo da subjetividade, tal como é entendido por Félix Guattari. Realiza uma reflexão acerca das possibilidades do discurso sobre a problemática ambiental no contexto da produção do conhecimento na modernidade, a partir dos conceitos de discurso, disciplina, saber, verdade e poder desenvolvidos por Michel Foucault. Diante desses referenciais, apresenta algumas observações sobre a transversalidade do tema meio ambiente na educação, tal como foi adotada pelo MEC, indicando algumas impossibilidades dessa proposta. Por fim, propõe o conceito de Estado e máquina de guerra de Deleuze e Guattari para pensar algumas possibilidades para a educação ambiental.Downloads
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Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
nd552047048
Como Citar
Palharini, L. (2007). Conhecimento disciplinar: (im)possibilidades do discurso sobre a problemática ambiental . Pesquisa Em Educação Ambiental, 2(2), 29-48. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p29-48