Além dos milagres da tenda: a representação das relações interculturais no Brasil a partir da obra de Jorge Amado

Autores

  • Pedro G. Ferreira Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v10i1p11-37

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, interculturalidade, colonialidade, Arte

Resumo

A publicação de Tenda dos Milagres, por Jorge Amado, propõe uma reflexão em torno das relações interculturais no Brasil. Remontando episódios do livro, este artigo debate a construção do protagonista e de sua produção literária contra a hegemonia do modelo europeu de conhecimento. A partir desta análise, é possível entender o ambiente no qual se insere Pedro Archanjo e as violências estruturais que Jorge Amado denuncia na sua obra, inspirada no contexto desigual e racista da sociedade brasileira

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Biografia do Autor

  • Pedro G. Ferreira, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

    Pedro G. Ferreira é compositor e graduando em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) na FGV-Rio. O presente artigo começou a ser desenvolvido durante o intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra - Portugal - em 2019. E-mail: pedroferreirafg@gmail.com.

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Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Além dos milagres da tenda: a representação das relações interculturais no Brasil a partir da obra de Jorge Amado. (2022). Primeiros Estudos, 10(1), 11-37. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v10i1p11-37