Projetos interamericanos e a coleção latino-americana do MoMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.23.213144

Palavras-chave:

Arte, História de América-latina, Museu de Arte Moderna (MoMA - Nova York), Política da Boa Vizinhança

Resumo

Em “A formação da coleção latino-americana no MoMA” Eustáquio Ornelas Cota Jr. relaciona política e cultura pela análise da formação da coleção latino-americana e de seu catálogo no Museum of Modern Art de Nova York - EUA. O doutor em História da Arte, Cultura e Política nas Américas (2022) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) explica nos três capítulos publicados em 2019 como a coleção de arte iniciada em 1935 reafirma rótulos e cria marcos interpretativos ao propor uma visão comparativa de arte “do outro” com a estadunidense. Situado no contexto histórico da política norte-americana de boa vizinhança (Good Neighbor Policy), que pretendeu criar relações amistosas entre os países do continente americano, o museu favorece composições que afirmam uma homogeneização do latino-americano e que valorizam os artistas mexicanos e artistas independentes de vinculações políticas explícitas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Silva Silveira, Universidade Federal do Estado de São Paulo

     Mestranda em História no programa de pós-graduação da Universidade Federal do Estado de São Paulo. mariana_ssilveira@hotmail.com . Apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP Processo: 2021/13073-2

Referências

AMMERMANN, Friedrich et al. Por uma História Global (mais) justa: o Seminário História Global do IUE; Dossiê Current Debates: On Global Historical Writing and Scholarship. Cromohs (Cyber Review of Modern Historiography). 2021, p. 1-10. Disponível em: https://oajournals.fupress.net/index.php/cromohs/article/download/12559/12099. Acesso em: 20 dez. 2023.

BRENNER. Anita. Idols Behind Altars: Modern Mexican Art and Its Cultural Roots. New York: Payson & Clarke Ltd., 1929.

CONRAD, Sebastian. What is Global History? Princeton, EUA: Princeton University Press, 2016.

COTA Jr. Eustáquio Ornelas. A Formação da Coleção Latino-Americana do Museu de Arte Moderna de Nova York: cultura e política (1931-1943). São Paulo: Pacco, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-09122016-152003.

LEVI. Gionanni. Micro-história e história global. VENDRAME, Maíra; KARSBURG, Alexandre (org.). Micro-história: um método em transformação. São Paulo: Letra e Voz, 2020.

MRAZ, John. Looking for Mexico: modern visual culture and national identity. Durham: Duke University Press, 2009.

RÈMOND, René (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/ Fundação Getúlio Vargas. 1997.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Silveira, M. S. (2023). Projetos interamericanos e a coleção latino-americana do MoMA. Brazilian Journal of Latin American Studies, 22(47), 269-276. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.23.213144

Dados de financiamento