Descrição tensa (Tension-Thick Description): Geertz, Benjamin e Performance
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2013.82470Palavras-chave:
Descrição tensa, f(r)icção, corpo-índice, Mimesis, performance.Resumo
Se Clifford Geertz, um dos antropólogos que fazem a virada performativa, nos anos 1970, se propõe a fazer uma “descrição densa” em que seja possível diferenciar um piscar de olhos de uma piscadela marota, Walter Benjamin, que também encontra na vida social, em suas histórias e culturas, textos a serem lidos, procura, nas imagens dialéticas, uma “descrição tensa”(tension-thick description) – carregada de tensões – capaz de produzir nos leitores um fechar e reabrir dos olhos, uma espécie de assombro diante de um espantoso cotidiano – um despertar. Neste artigo pretende-se explorar, em um registro benjaminiano, os limiares, as dobras e os fundos do ensaio de Geertz sobre a briga de galos balinesa. Nessas margens interiores, onde Geertz pode nos surpreender, procura-se ensaiar e repensar algumas das ideias da antropologia da performance. Um detalhe: no caminho apontado procura-se seguir os rastros dos corpos no texto – os seus índices de corporalidade, ou corpo-índices.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Antropologia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).