Preparação profissional e formação de professor em educação física e esporte

perspectivas a partir da prática

Autores/as

  • Sergio Roberto Silveira Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201900010145

Palabras clave:

Formação Profissional, Prática de Intervenção, Itinerários de Aprendizagem

Resumen

O objetivo desse artigo foi discutir o papel da prática na preparação profissional em educação física e esporte. Inicialmente, refletiu-se sobre o papel que a prática ocupou e pode ocupar ao longo do curso de graduação. Em sequência, refletiu-se sobre a prática como práxis, favorecendo a aproximação entre a formação inicial e o campo de trabalho. Depois, buscou-se analisar a possibilidade da utilização de projetos temáticos com
práticas de intervenção, com a possibilidade de o aluno seguir por diferentes itinerários de aprendizagem ao longo da graduação. Todavia, levantou-se o fato que a operacionalização desses projetos pode esbarrar em empecilhos oriundos da falta de uma identidade claramente definida para a educação física e o esporte. Assim, concluiu-se que apesar das dificuldades, novas reflexões a respeito do tema podem surgir a partir de experiências bem-sucedidas com a prática de intervenção na área.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-04-29

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Silveira, S. R. (2019). Preparação profissional e formação de professor em educação física e esporte: perspectivas a partir da prática. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 33(1), 145-155. https://doi.org/10.11606/1807-5509201900010145