Jiu Jitsu como instrumento de tratamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Leonardo Sprovieri Lima Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.
  • Maíra Ferreira do Amaral Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.
  • Victor Augusto Meneguini Fontes Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.
  • Crislaine Rangel Couto Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Lucieny Almohalha Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.
  • Suziane Peixoto Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3047-7822

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i4p191-202

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autista, Funcionalidade, Desempenho motor, Recuperação ao exercício

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de jiu jitsu no desempenho motor e nas habilidades funcionais (autocuidado e função social) de crianças com TEA. A amostra constituiu de seis crianças, três do grupo controle e três do grupo experimental com idades entre 6 e 12 anos submetidas à prática do jiu jitsu. A intervenção teve duração de um ano e três meses (80 sessões). Os instrumentos utilizados foram o Test of Gross Motor Development-2, e o Pediatric Evalution of Disability Inventory. Os resultados apontam melhoras significativas do grupo experimental após a intervenção no desempenho manipulativo, no autocuidado, na função social, e menor ajuda dos pais para a realização das tarefas. É possível concluir que o jiu jitsu representa um instrumento de tratamento para o TEA contribuindo para o planejamento das intervenções e auxiliando os treinadores e os profissionais da saúde.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Sprovieri Lima, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

    Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

  • Maíra Ferreira do Amaral, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

    Universidade Federal do Triângulo Mineiro,

    Departamento de Terapia Ocupacional

  • Victor Augusto Meneguini Fontes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

    Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

  • Crislaine Rangel Couto, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Departamento de Educação Física

  • Lucieny Almohalha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

    Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Terapia Ocupacional

  • Suziane Peixoto Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

    Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),

    Departamento de Ciências do Esporte

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lima, L. S., Amaral, M. F. do, Fontes, V. A. M., Couto, C. R., Almohalha, L., & Santos, S. P. (2021). Jiu Jitsu como instrumento de tratamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(4), 191-202. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i4p191-202