A (in)visibilidade dos Direitos Humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física de universidades federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i3p99-112Palavras-chave:
Educação em direitos humanos, Universidades federais, Educação FísicaResumo
O presente artigo tem com objeto de investigação a formação de licenciados em Educação Física e visa compreender se os elementos que dão corpo à Educação em Direitos Humanos estão inseridos na referida formação e, em estando, se essa presença se dá de forma satisfatória no sentido de não apenas formar pessoas aptas tão somente a saberes e competências técnicas, mas se busca forjá-las em sua integralidade, tornando-as sujeitos de direitos na acepção mais ampla do vocábulo. A partir de uma abordagem qualitativa à luz da Análise de Conteúdo, discute conceitos fundantes da Educação em Direitos Humanos e do preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam os cursos de Educação Física para empreender a análise dos projetos político-pedagógicos e dos currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física, mais antigos, ofertados nas universidades federais brasileiras. Os resultados revelam a subalternização dos elementos humanísticos em comparação aos conteúdos técnicos e a conclusão do estudo reforça a necessidade de mais pesquisas acerca da temática em tela e a convicção de que, de alguma forma, a reflexão apresentada pode contribuir para as searas que retroalimentam o humanismo na ambivalência universitária.
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